Cinemaskope

Uma planta e dois projetos diferentes

13 de março de 2015

securedownload (1)

Era o mesmo apartamento, com 68 metros quadrados de área útil, mas não eram as mesmas pessoas. Foi assim que começou o desafio das arquitetas Aline e Denise Bernacki, de Curitiba, ao desenharem projetos de interiores para dois casais com apartamentos distintos, mas que possuíam a mesma planta. “Entender o intuito dos moradores foi crucial para deixar ambos os projetos da maneira esperada. Ainda que tivéssemos o mesmo espaço para trabalhar e, portanto, as mesmas limitações, sabíamos que de qualquer maneira os projetos ficariam diferentes, porque os propósitos eram outros. Sendo assim, a criatividade foi a maior aliada na personalização dos espaços”, conta Denise.

 

Os tamanhos eram idênticos, mas os conceitos dos projetos são bem díspares porque levam em conta o ritmo de vida dos moradores. Por exemplo, um dos casais precisava de um home office, já que o marido trabalha em casa. Por conta disso, uma parte da sala virou o escritório, que foi fechado com vidro para ter privacidade e não interferir no funcionamento da casa. Já no outro projeto, foi criado um espaço integrado entre a cozinha e a sala que é amplo, com cinco lugares na mesa e mais duas banquetas e o sofá, pois o casal costuma receber amigos. Cabem cerca de doze pessoas sentadas em uma sala de 24 metros quadrados.

 

O único ponto que não mudou muito em ambos os projetos foi o quarto, justamente pela limitação de tamanho da planta. Mas ainda assim, eles são bem distintos, pois refletem a personalidade sóbria de um casal e a vibrante do outro que preferiu tons de roxo. “A maior diferença entre os projetos ficou mesmo nos ambientes da sala de estar, jantar e cozinha, devido às possibilidades de alterações dos espaços e do tamanho, já que esses ambientes são os que mais tomam espaço na planta e os mais versáteis, com alternativas diversas de uso”, explica Aline.

 

Destaques – Em ambos os projetos as arquitetas da Bernacki Arquitetura procuraram trabalhar com integração de ambientes, soluções para aproveitamento de espaço, e com dinamismo para atender a rotina dos jovens casais, que não possuem filhos. Mas o ponto chave para elas foi a ambientação multiuso. Então um dos apartamentos possui móveis divisórias, cujo design permite guardar coisas, como uma despensa, por exemplo. É um armário não aparente, é prático e fica do lado interno da cozinha. Há ainda o uso da porta camarão entre a cozinha e a lavanderia que otimiza o espaço e mantém a lavanderia menos exposta. “O tamanho dessa planta é médio, considerando a grande parte dos apartamentos de hoje, e nosso objetivo foi mostrar que é possível desenvolver projetos de interiores com design, personalidade e conforto. Mais do que a questão do espaço, é preciso levar em conta o número de moradores e o compartilhamento da área útil. Isso interfere tanto quanto a metragem no conceito de qualquer projeto”, finaliza Denise. 

 

Sobre a Bernacki:

A Bernacki Arquitetura é uma sociedade das irmãs Aline e Denise Bernacki. Atuando com foco no cliente, o objetivo é projetar ambientes que atendam às necessidades de forma criativa e prática. Os serviços vão desde projetos residenciais, comerciais e de interiores até a assessoria para compra de imóveis. O atendimento de qualidade e a sensibilidade das arquitetas sobre o perfil do cliente, história de vida e gostos pessoais guiam o conceito dos projetos arquitetônicos, que são entregues de maneira personalizada e completa.

 

Serviço:

Bernacki Arquitetura 

Endereço: Rua Santa Catarina, 65 sl 211B

Denise Bernacki (CAU A23369-2)

Aline Bernacki (CAU A76327-6)

 

Você pode gostar também