Um dos mais famosos refrigerantes do mundo, a PEPSI®, completa 60 anos de Brasil em 2013. Para celebrar, a marca traz ao mercado quatro edições limitadas de latinhas: três versões reeditadas, com identidade visual que fizeram parte de sua trajetória nos anos 50, 70 e 90, e uma lata atual com o selo comemorativo de 60 anos no País. As embalagens reeditadas combinam elementos retrô com uma roupagem moderna. Já a lata atual ganhou um selo comemorativo. As versões prometem se tornar objeto de desejo de fãs e colecionadores.

LATA COMEMORATIVA - 60 ANOS_midia

 Um dos mais famosos refrigerantes do mundo, a PEPSI®, completa 60 anos de Brasil em 2013. Para celebrar, a marca traz ao mercado quatro edições limitadas de latinhas: três versões reeditadas, com identidade visual que fizeram parte de sua trajetória nos anos 50, 70 e 90, e uma lata atual com o selo comemorativo de 60 anos no País.

 

As embalagens reeditadas combinam elementos retrô com uma roupagem moderna. Já a lata atual ganhou um selo comemorativo. As versões prometem se tornar objeto de desejo de fãs e colecionadores.

 

PEPSI® em 60 anos de Brasil

 

Há exatos 60 anos, PEPSI®, entrava no Brasil pela primeira vez. Uma historia de sucesso que começou em 1953, quando Heitor Pires, ousado empresário português, trouxe o refrigerante para Porto Alegre. Porém, para conhecer o início dessa trajetória, precisamos voltar ao ano de 1898, quando o jovem farmacêutico Caleb Bradham, em busca de uma nova bebida refrescante, superou todas as expectativas, dando origem à fórmula de PEPSI®, que em pouco tempo já fazia sucesso em vários lugares do mundo.

 

Desde o início a marca inovou em suas estratégias de comunicação. Em 1933, durante o considerado pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX, PEPSI® passou a ser comercializada nos EUA em embalagens de 360 ml – o dobro de seus concorrentes – pelo mesmo preço.

 

Em 1958, PEPSI® lançou globalmente campanhas mais sofisticadas como “Seja sociável, tome uma PEPSI®”. Foi a primeira ação da marca a focar nos jovens como público-alvo. Desde então, moderna e descolada, a marca sempre acompanhou o comportamento e ideologia dos jovens em suas épocas.

 

Já no Brasil, PEPSI® foi uma das primeiras marcas a inaugurar o mobile marketing, com as promoções “Se liga no celular” e “Dádádá”.

 

Outro território que a marca sempre atuou com bastante propriedade é o de celebridades em suas propagandas. No decorrer dos anos 90, uma longa lista de estrelas emprestou imagem à PEPSI®, incluindo ícones da música pop como Michael Jackson, Lionel Ritchie, Tina Turner, David Bowie e Gloria Estefan. Mais recentemente, divas como Britney Spears, Nicki Minaj e Beyonce.

 

No Brasil, atores como Rodrigo Faro, Cauã Reymond, Jonatas Faro, Ellen Roche, o apresentador Ronnie Von, o jogador Paulo Henrique Ganso e o técnico Joel Santana e já estrelaram os irreverentes comerciais da marca.

Inovações de Pepsi ao longo de 60 anos no Brasil:

 

1953 - Chegada de PEPSI® ao Brasil

 

1960 - Desde o início PEPSI® inovou em suas estratégias de comunicação. Uma ação muito comum hoje, e que a marca já utilizava em meados de 1960, é convidar celebridades para participarem de suas propagandas.

 

 

1997 - A PepsiCo firma acordo de franquia com a AmBev para produção e comercialização dos produtos PEPSI® no Brasil. A empresa passou a ser a responsável pela presença de todo o portfólio da marca no território nacional.

 

1998 - Lançamento de PEPSI® Light, refrigerante sem adição de açúcar e baixo teor de sódio;

 

2000 - Conhecida pela sua forte ligação com a música, PEPSI® começa a patrocinador oficial do maior festival de música do Sul do país: o Planeta Atlântida (RS).

 

2002 - Marca mais inovadora da categoria, PEPSI® foi pioneira no lançamento de produtos como PEPSI® Twist, primeiro refrigerante brasileiro com um toque de limão.

 

2003 - Alinhada com a plataforma música, PEPSI® também se torna umas das marcas patrocinadoras oficiais do Festival de Verão (BA).

 

2003 - Lançamento da garrafa PET “A Pegada”. A embalagem de 2 litros tinha formato anatômico para facilitar a “pegada”. Foi lançada no Brasil antes de ser levada a outros países.

 

2005 - Moderna e descolada, PEPSI® sempre acompanhou o comportamento e ideologia dos jovens em suas épocas. No Brasil foi uma das primeiras marcas a inaugurar o mobile marketing, com as promoções “Se liga no celular” e “Dádádá”.

2006 - A marca colocou Porto Alegre na rota de shows internacionais com a abertura do Pepsi on Stage, considerada a maior casa de shows do Sul do Brasil, e onde já se apresentaram atrações nacionais e internacionais do porte de Joss Stone, Alanis Morissette, Chuck Berry, The Black Eyed Peas, Lauryn Hill, O Rappa, Seu Jorge, Planet Hemp, entre outros.

 

2010 PEPSI® lançou mais uma estratégia de comunicação diferenciada: a campanha “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode serPEPSI®”, que se tornou um sucesso e é o slogan da marca até hoje.

2011 - Lançamento de PEPSI® Twist Zero, versão da Pepsi Twist sem adição de açúcar da Pepsi Twist.