Cinemaskope

Um audiovisual nas pegadas de Kenneth Anger e do Dogma 95

12 de setembro de 2018
fotos matheus de la palm
Victor Portugal, Dany Martins e Leticia Goulart
Duas décadas depois, os cineastas Estevan Silvera e Tiomkim se reunem novamente e prestam homenagem a um dos mestres do cinema experimental
Vinte anos depois de terem produzido o curta metragem premiado “ Rainha de Papel “ que chegou a ser exibido em Portugal e no Programa do Jô , os cineastas Estevan Silvera e Tiomkim unem forças novamente na produção de “Das Cinzas, O Escorpião”,  um audiovisual que presta homenagem ao  cineasta Kenneth Anger e em especial a uma de suas mais famosas e controversas obras “Scorpio Rising “ (1964).  As filmagens foram  realizadas numa oficina mecânica  e  também segue uma linha de direção ao estilo do Dogma 95, criado pelos cineastas Lars Von Trier e Thomas Vinterberg. Não existe uma preocupação com a linguagem convencional  e nem com roteiro. Inclusive foi criada uma trilha sonora experimental pelo músico Felipe Akel para a obra.
Numa das cenas um casal  realizam uma performance erótica , embalados  por acordes de violino, interpretado pelo músico Victor Portugal. Ele executa uma peça clássica do séc. XIX de Antonin Dvorak, o conhecido tema “Humoresque.  ” A música delicada vai contrastar com roncos dos motores e barulhos da oficina, tornando-se uma espécie de leit motiv que irá conduzir todas as cenas ” comenta Tiomkim. Segundo o cineasta Estevan Silvera, ” A idéia é ressaltar o trabalho do cinema marginal que sempre norteou a nossa parceria, deixamos de lado a formalidade e embarcamos no experimentalismo “.
Sem Lei mas com Alma
Tiomkim e Estevan Silvera se conhecem há  três decadas e já produziram muitos curtas que chamaram de projetos “Sem Lei, Mas Com Alma “ – Isto é, produzidos sem verbas oficiais, mas em forma de cooperativa, onde técnicos e atores cedem seus serviços sem se preocupar com a questão financeira ,apenas visando um grande encontro cultural entre amigos. Nos anos 90 criaram “A Teia de Renda Negra”, exibido nos EUA e no Museu de Arte Contemporânea dentro de um projeto do artista plástico Edilson Viriato.
O lançamento do curta acontece no dia 21 de setembro às 19h no Detroit Club.


Serviço:
Das Cinzas, o Escorpião
Curta-metragem experimental de Estevan Silvera e Tiomkim
Elenco : Victor Portugal, Dany Martins, Leonel Cunha, Paulo Roble e Leticia Goulart.
 Montagem/ Ediçao: Pedro Merege
Edição e Finalização: Matheus de La Palm
Trilha Sonora: Felipe Akel.
Tempo: 9’ minutos.
Lançamento: Dia 21/09/2018 (Sexta-feira)
                         Hor: 19 horas
                         Local: DETROIT CLUB – Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 816 – Portão, Curitiba – PR
                         Haverá apresentação da Banda The Rockbandgers e Performance de Dona Qina.
                         Apoio cultural: Cervejaria Roots e Jack Daniels
                         ENTRADA FRANCA

Você pode gostar também