Cinemaskope

SOLAR DO ROSÁRIO EM FESTA

20 de maio de 2014

fotoLivrariaRED

Solar do Rosário está fazendo aniversário nesta semana. São 22 anos de história respirando cultura e arte na capital do Paraná.

            Localizado no Centro Histórico de Curitiba, o Solar do Rosário é um casarão centenário, que só foi inaugurado em maio de 1992 após dois anos de reformas. Entre a Igreja da Ordem de São Francisco de Assis e das Chagas e a Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito destaca-se como uma das mais bonitas mansões do conjunto das antigas construções da cidade. 

            Propriedade de Regina e João Casillo é uma iniciativa privada em forma associativa que abriga um espaço particular vivo e atuante de arte e cultura. O Solar é um complexo cultural que possui galeria de arte, livraria e editora, cursos, oficinas, antiquário, molduraria, restaurante, casa de chá e jardim de esculturas. Abre suas portas todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. Promove viagens culturais e cede seus espaços para lançamento de livros e eventos de arte, música, teatro, performances e educação. 

           

AS SALAS DE ARTE

 

            São sete salas, destacando-se a "Sala do Artista" que abriga exposições ininterruptas sempre de um só artista, preferencialmente paranaense. Inaugura-se cada exposição com um vernissage informal, sempre aos domingos pela manhã. Foi inaugurada por Poty Lazzarotto em 15/05/94. Na "Sala da Gravura" pode-se prestigiar o papel, a gravura em metal, litografia, xilografia, serigrafia, reproduções de boa qualidade, além de monotipias e aquarelas. A "Sala Contemporânea" apresenta acervos ou exposições de artistas de vanguarda. Já na "Sala Acadêmica" encontram-se acervos ou exposições de artistas contemporâneos que utilizaram em seus trabalhos a linguagem acadêmica ou convencional. A "Sala dos Mestres" apresenta exposição de obras dos mestres, geralmente paranaenses, que já faleceram, tais como: De Bonna, Garfunkel, Viaro, Andersen, Helena Wong, M. Bakun, Jeferson Cesar, Krieger e outros. 

 

A LIVRARIA

 

            A livraria, que conta com a direção de Lucia Casillo, é especializada em livros nacionais e importados de arte, música, cinema, teatro, literatura, paisagismo, arquitetura, culinária, e outros títulos para adultos e crianças sempre direcionados ao público interessado em títulos inéditos e exclusivos.

Juntamente com o acervo literário pode-se encontrar souvenirs, pôsteres e artigos únicos e especiais. Possuímos linhas para presentes, representamos com exclusividade a Coleção de Museus.

            A Livraria é representante exclusiva dos produtos com a marca do “Festival de Teatro de Curitiba”, “Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba”, “Natal do HSBC”, “Oficina de Música de Curitiba” e “Curitiba Pop Festival”.

           

OS CURSOS

 

            O Solar do Rosário ministra cursos de diversas áreas regularmente, como cursos de história da arte, música, filosofia, literatura, fotografia, câmera digital, design gráfico, paisagismo, decoração, jardinagem, atelier de pintura, atelier de joalheria, workshops e seminários de arte, curso de projeto cultural, línguas através da música: italiano, inglês, francês e alemão entre outros. 

            Os cursos são semestrais, mas em vários você pode entrar a qualquer momento.

Todas as informações de preços e horários destes e muitos outros cursos podem ser verificados em: http://www.solardorosario.com.br/cursos.aspx

            Aproveite o aniversário do Solar e tire um tempo de sua tarde agitada, fuja da rotina e visite os espaços destinados aos amantes de artes do Solar do Rosário. Se sobrar tempo, aproveite para tomar um café.

 

 

 

 

SOLAR DO ROSÁRIO

Galeria de Arte

Rua Duque de Caxias, 4

Centro Histórico – Curitiba-PR

Fone: 3225-6232

 

Horários de Funcionamento:

Segunda à Sexta das 10h às 20h

Sábados das 10h às 13h

Domingos das 10h às 14h

Você pode gostar também