Secretaria da Cultura promove inaugurações no litoral do PR

mlobo

A Secretaria de Estado da Cultura, seguindo sua diretriz de descentralização dos equipamentos culturais, inaugura na próxima segunda-feira, dia 20, as edificações do Centro de Eventos de Morretes (Praça Rocha Pombo, 01), às 19h, e da Biblioteca Pública Mário Marcondes Lobo (Rua dos Expedicionários, 269), em Paranaguá, às 20h30. O evento contará com a presença do Governador Orlando Pessuti e da Secretária de Cultura Vera Mussi.

Após quatro anos de obras, o Centro de Eventos de Morretes passa a ocupar o espaço da antiga fábrica de papel São Marcos. Uma das maiores preocupações da Secretaria de Cultura para a readaptação do imóvel foi elaborar um projeto arquitetônico mantendo as principais características da fábrica. Em uma área de 5.000m² construídos e 13.450m² livres, o espaço contemplará restaurantes, lojas, biblioteca, telecentro, exposição de artesanato e produtos dos agricultores da cidade. O auditório terá capacidade para 500 pessoas e o espaço para shows poderá receber até 10 mil pessoas. Na mesma ocasião será inaugurada a Biblioteca Cidadã do município.

Em Paranaguá, a antiga sede da Santa Casa de Misericórdia, prédio histórico construído no século XIX, após a recuperação planejada pela Seec, abrigará a Biblioteca Pública Mário Marcondes Lobo, que estará entre as mais modernas bibliotecas do Paraná. O projeto, que tem patrocínio da Renaut do Brasil e do Instituto Renaut, visa a aquisição de um acervo bibliográfico de 10 mil exemplares nas diversas áreas de conhecimento, incluindo títulos em braile, audiolivros, filmes em DVD nacionais e estrangeiros, equipamentos de informática, auditório, cineclube e montagem de exposição permanente, tudo isso em uma área interna de 850m². Com obras desde o início de 2010, o local será um importante espaço dinâmico destinado à convivência com a leitura, à troca de experiências e à integração da comunidade.

 

Serviço: Inauguração do Centro de Eventos de Morretes (Praça Rocha Pombo, 01 – Morretes/PR) e Biblioteca Pública Mário Marcondes Lobo (Rua dos Expedicionários, 269 – Paranaguá/PR), dia 20 de dezembro de 2010, às 19h e 20h30, respectivamente.