Cinemaskope

Risoto instantâneo Rice Cup está presente na feira ABAD 2014

6 de agosto de 2014

lineup2

Produto inédito no mercado foi lançado pela Stival Alimentos

 

A Stival Alimentos, empresa paranaense presente há mais de 40 anos no mercado, traz para a 34ª Convenção Anual do Atacadista e Distribuidor, principal evento do segmento da América Latina, o Rice Cup, primeiro risoto instantâneo do Brasil. Com cerca de 30 mil visitantes, a feira acontece entre os dias 4 e 7 de agosto no Expotrade Convention Center, em Pinhais, e é promovida pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD). O evento da ABAD é especialmente interessante para Alexandre Stival, CEO da Stival Alimentos, já que um dos focos da empresa é o comércio do produto em pequenos estabelecimentos. “Nossas pesquisas mostraram que 50% das vendas de produtos instantâneos em copo são feitas em lojas de conveniência, panificadoras, pequenos mercados e postos de gasolina. A feira é ideal para ampliar os contatos com distribuidores de diversas regiões”, revela.

 

O mercado de semi-prontos e práticos está crescendo, de acordo com Stival. Além dos frios e congelados como pizzas, sanduíches, lasanhas, massas e aperitivos, os produtos secos também estão ganhando as prateleiras dos supermercados. “No segundo semestre deste ano teremos cinco empresas atuando no segmento de instantâneos em potes ou copos, o que mostra que isso não é uma visão apenas minha, e sim do mercado”, afirma ele. Após quatro anos de pesquisa e R$ 4 milhões em investimentos, o Rice Cup foi lançado em maio deste ano e atualmente conta com cinco sabores: funghi, galinha caipira, quatro queijos, carne com legumes e picanha. O preparo é simples. Basta adicionar 250 ml de água no copo e aguardar de 1 a 3 minutos para o consumir. A embalagem dupla mantém o risoto aquecido e não queima as mãos, e uma colher descartável, que já vem com o produto, o torna ainda mais prático.

 

A empresa teve que duplicar a produção desde o lançamento do produto. “Tínhamos duas linhas, e hoje estão sendo montadas mais duas para dar conta da demanda”, conta Stival. Para o ano que vem, estão previstas duas extensões. “Uma de arroz com feijão, com os sabores preto e carioca, com o nome Rice Cup Brasileirinho, para o consumidor que gosta do arroz com feijão mas não tem tempo de fazer, e uma de sopas, que tem quatro sabores e também entra no começo de 2015. O Rice Cup já está nas prateleiras de 1200 estabelecimentos, mas esperamos chegar a cinco mil pontos de venda em todo Brasil até o início do ano que vem”, diz o CEO.

 

Desenvolvimento

 

O produto é o primeiro lançamento mundial da marca, que aposta todas as suas fichas na inovação. Para isso, foram quatro anos de pesquisa e investimento de R$ 4 milhões. A Stival Alimentos confiou na agência paranaense Midia Arte que, durante a fase de pesquisas, desenvolveu todo o branding – incluindo naming, alinhamento visual entre o novo produto, a marca Caldo Bom e o consumidor, design de embalagem, sessões de Focus Group, estudo do perfil do consumidor (comportamentos e hábitos) e construção do posicionamento da marca.

 

De acordo com a diretora de planejamento da Midia Arte, Simone Rombauer, o Rice Cup é voltado para um público jovem, que exige praticidade para não perder tempo e continuar conectado com o mundo a sua volta. “São pessoas que valorizam o original e estão sempre dispostos a experimentar”, completa. O produto foi testado e aprovado em pesquisas de tasting com jovens de 15 a 30 anos.

 

Para este público foi desenhada a campanha “Detone sua Fome”, que marca o lançamento do produto no mercado nacional. Com linguagem única, as ações incluem branding visual, sonoro e peças on e off line. “O principal objetivo é comunicar com clareza os diferenciais do Rice Cup. Em testes de tasting, fica claro como o conjunto embalagem e produto atraem e conquistam rapidamente a audiência”, revela Simone Rombauer.

 

Você pode gostar também