Cinemaskope

Planejamento essencial

4 de setembro de 2015

DSC_0235

Produtos de conforto para casa devem ser previstos desde o início do projeto

 

Uma das primeiras fases de um projeto arquitetônico é o programa de necessidades, em que o profissional define, junto com o cliente, tudo que ele precisa ou deseja no projeto. Nesta etapa, produtos como ar condicionado, piso aquecido, desembaçador de espelhos e central de aspiração devem ser previstos. “O planejamento dos produtos de conforto para casa otimiza a obra e evita o retrabalho, poupando gastos de uma reforma que necessita quebrar paredes e mudar a fiação elétrica de uma casa”, comenta a arquiteta Mariana Paula Souza.

Existem vários tipos de ar condicionado, mas de maneira geral o produto precisa da instalação de um dreno para um ralo ou para a área externa, além da tubulação até a condensadora e do ponto de energia para ligar o aparelho. “O ar é um equipamento utilizado tanto em projetos residenciais como comerciais, mas independentemente disso, sempre indicamos o planejamento desde o início da obra”, reforça Igor Kaufeld, sócio proprietário da Tech House Climatização e Automação.

A película desembaçadora de espelhos é um produto simples, que precisa de apenas um ponto de energia e da instalação em conjunto com a equipe de vidraçaria. Já o piso aquecido possui duas opções de instalação. O piso com cabos convencionais é instalado entre a laje o contrapiso. O cabo tem uma espessura maior e demanda proteção mecânica de até dois centímetros. “Este é mais comum e próprio para aplicação em construções novas e grandes reformas, mas para reformas rápidas temos uma segunda opção, que é o sistema de manta calefatora, mais fino e instalado direto na argamassa de assentamento do revestimento final”, explica Igor Kaufeld.

Por fim, o sistema de Central de Aspiração a Vácuo consiste em uma central de aspiração instalada em uma área técnica, lavanderia ou garagem, a qual será interligada por tubos a tomadas de aspiração estrategicamente localizadas pela residência. “A central de aspiração é um produto relativamente novo no Brasil e, embora seja mais usada em ambientes residenciais, é também possível inserir o produto em projetos comerciais, como salões de beleza, pet shop e hotéis, porque facilita a limpeza e otimiza o tempo nesta tarefa”, finaliza Mariana Paula Souza, arquiteta. Devido à necessidade de tubulações interligadas dentro das paredes, indica-se que o produto seja planejado desde o começo do projeto, mas é possível que ainda durante a obra o cliente opte em instalar o sistema. Nesse caso, é necessário fazer um estudo do projeto para minimizar impactos no andamento e orçamento da obra.

 

Sobre Tech House Climatização e Automação:

Há mais de cinco anos no mercado curitibano, a Tech House Climatização e Automação destaca-se por proporcionar conforto aos seus clientes por meio de produtos de qualidade e atendimento especializado. Além do piso aquecido englobam os equipamentos comercializados pela marca o toalheiro elétrico, central de aspiração e ar-condicionado. 

 

Serviço:

Tech House Climatização e Automação

Rua João Alencar Guimarães, 364 – Curitiba/PR

Horário de atendimento: 08hs às 18hs

www.techhousesystem.com

Você pode gostar também