Cinemaskope

Paranaenses expõem em Paris na Noite Europeia dos Museus

17 de maio de 2019

Juliane Fuganti

                                                                                       Marcelo Conrado

Os artistas Marcelo Conrado e Juliane Fuganti participam de mostra na capital francesa em evento anual em que participam cerca de 3 mil museus

Os artistas Marcelo Conrado e Juliane Fuganti abrem neste sábado, dia 18 de maio, a exposição “Através da Imagem”, na Casa de Portugal, mantida pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, na França. A exposição faz parte da programação da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, que estará presente na capital francesa integrando a programação da Noite Europeia dos Museus – um evento anual que conta com a participação de quase 3 mil museus, em cerca de 30 países.

Ambos os artistas têm a fotografia de ecossistemas como ponto de partida, porém os passos seguintes os levaram por caminhos diferentes. Juliane optou por fotografar os mangues do Sul do Brasil, expandindo o trabalho fotográfico em seu ateliê, onde apropriou-se de técnicas mistas, como a pintura em aquarela, para terminar suas obras.

Pela fotogravura, Juliane passou suas fotografias para o papel e então fez intervenções por cima da foto. A pintura, além de fazer referência ao processo de catalogação botânica, na qual a aquarela é utilizada, também garante a irreprodutibilidade da obra, até mesmo pela própria artista.

Marcelo Conrado, por outro lado, retrata um ecossistema mais moderno: o urbano. Nessa exposição, o artista se debruça sobre a questão autoral atribuída às imagens e obras na arte contemporânea.

 As fotos selecionadas são de murais e paredões urbanos retiradas diretamente de bancos de dados da internet, local onde tudo é de ninguém, e nelas insere frases e provérbios também sem autoria, questionando também a reprodutibilidade das obras e as infinitas possibilidades de cópia.

Marcelo Conrado – Instagram: @marcelomconradoo

Juliane Fuganti – Instagram: @julianefuganti

Serviço:

Exposição “Através da Imagem”, Juliane Fuganti e Marcelo Conrado

Local: Maison du Portugal, Cidade Universitária de Paris, França

Abertura: 18 de maio, 19 horas

A entrada é gratuita e a exposição permanece aberta ao público até o dia 29 de junho de 2019.

Você pode gostar também