Cinemaskope

Oficina Verde tem nova data e local

13 de janeiro de 2015

A palestra "Construções Sustentáveis" foi transferida para o dia 21 de janeiro, das 14h30 às 17h30, e ocorrerá no Auditório Londrina no Memorial de Curitiba. A atividade  voltada à conscientização ambiental faz parte da 33ª Oficina de Música de Curitiba e reunirá dois arquitetos que darão dicas de pequenas ações para deixar o ambiente doméstico mais sustentável e saudável. A palestra é aberta ao público em gera e a entrada é gratuita.

A utilização racional da água, as possibilidades de aproveitamento da água da chuva, a reciclagem de materiais, os meios ecológicos de garantir o equilíbrio térmico da residência, como evitar o uso de materiais tóxicos na construção e nos acabamentos e a radiação de aparelhos domésticos e eletrônicos, entre outros temas, serão abordados pelos arquitetos Adriane Cordoni Savi e Ormy Leocádio Hutner Júnior.

“A opção pela arquitetura bioclimática reduz os gastos com energia e garante o conforto térmico da residência sem a necessidade de uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores”, exemplifica Ormy Júnior. Segundo o arquiteto, mudanças de hábito e certos cuidados ajudam a reduzir a poluição eletromagnética dentro de casa. Esse tipo de poluição, que também pode gerar problemas de saúde, está presente em equipamentos como televisores, computadores, celulares, fornos de micro-ondas e lâmpadas.

“O intuito é mostrar que todos podem incorporar às suas vidas atitudes sustentáveis, podem disseminar esse conhecimento e entender um pouco mais do atual cenário, com noções básicas de sustentabilidade aplicada à construção civil. São dicas para deixar sua casa mais saudável e ajudar a preservar o meio ambiente”, explicam os arquitetos.

Além da palestra, a Oficina Verde promoverá um curso prático de Jardinagem Biodiversa, nos dias 23 e 24 de janeiro, na Praça de Bolso do Ciclista (R. São Francisco esquina com R. Presidente Farias – Centro), orientado por Ademar da Silva Brasileiro (Mago Brasileiro).

De acordo com a coordenadora da Oficina Verde, Márcia Squiba, essas iniciativas mostram que a música pode ser uma aliada da ecologia. Márcia adianta que muitos dos materiais utilizados durante o festival, como papéis e banners, também serão encaminhados para reciclagem, como forma de minimizar o impacto da Oficina de Música no meio ambiente.

 

 

Serviço:

33ª Oficina de Música de Curitiba – Oficina Verde

Palestra “Construções Sustentáveis”

Local: Auditório Londrina – Memorial de Curitiba – Largo da Ordem

Data: 21 de janeiro de 2015 (quarta-feira), das 14h30 às 17h30

Inscrições gratuitas no site da Oficina de Música (www.oficinademusica.org.br)

Curso prático “Jardinagem Biodiversa”

Local: Praça de Bolso do Ciclista – R. São Francisco, esquina com R. Presidente Farias – Centro

Datas: 23 e 24 de janeiro de 2015, das 16h às 18h

Inscrições gratuitas no site da Oficina de Música (www.oficinademusica.org.br)

 

Você pode gostar também