Cinemaskope

Oficina com João das Neves

15 de julho de 2013

32-JoãoDasNeves.fotoJoãoCastilho1

 

 

FOTO JOAO CASTILHO

 

Diretor da peça As Polacas- Flores do Lodo, em cartaz neste fim de semana no Guairinha, faz oficina sobre Análise do Texto Teatral de 22 a 25 de julho

Neste fim de semana, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), acontece a apresentação da montagem As Polacas – Flores do Lodo*, sobre a vida de jovens judias prostitutas do leste europeu que imigraram para as Américas no início do século 20.

Na próxima semana, após as apresentações, o diretor da montagem, João das Neves, fará oficina de quatro dias sobre Análise do Texto Teatral. Podem participar estudantes de artes cênicas, atores e diretores (todos acima de 18 anos). Serão estudadas as peças Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues; Os Fuzis da Senhora Carrar, de Bertolt Brecht; e O Último Carro, do próprio autor. A inscrição é gratuita e a seleção dos participantes será por análise de currículo.

 De acordo com o diretor, um dos maiores problemas com que se defrontam jovens diretores e grupos teatrais, especialmente do interior, é a ausência de literatura técnica que permita abordar com eficiência um texto teatral. Em abordagens equivocadas os erros se acumulam, resultando em espetáculos de baixo nível artístico que frustram esforços e vocações. “A análise do texto teatral é, talvez, o único trabalho em língua portuguesa, adotado por vários cursos de teatro, que aborda com simplicidade e objetividade os diversos problemas inerentes à passagem do texto teatral escrito à sua encenação”, disse Neves.

O projeto atende a demanda de jovens diretores e grupos teatrais, carentes de uma ferramenta eficaz e de fácil uso em seu dia a dia do fazer do teatral. Feito em várias cidades e em festivais do Brasil e do exterior (Oficina Três Rios/SP; FIT/BH; Unicamp; Porto Alegre Em Cena/RS; 9º Eitalc – Missiones / Argentina; 10º Eitalc – Cidade do México; entre outros), a oficina “A Análise do Texto Teatral”, de caráter eminentemente prático, tem se revelado um ponto de partida para quem se dedica à atividade teatral.

Complementado com sessões específicas para os dedicados à direção, mas aberto a todos os inscritos, o autor aborda os diversos aspectos da encenação teatral, problemas e possíveis soluções. O curso promove momentos de reflexão indispensáveis à construção de uma consciência crítica aos participantes da oficina.

SERVIÇO

Oficina Analise do Texto Teatral

Centro Cultural Teatro Guaíra, sala 160

Horário: de 22 a 25/07, das 14 às 18h

Entrada gratuita

Público-alvo: estudantes de artes cênicas, atores profissionais e diretores de teatro.

Classificação etária: 18 anos

Inscrições (por e-mail) até o dia 17/07, mediante apresentação de currículo lucimit@ig.com.br

* Serviço

As Polacas – Flores do Lodo

Dia 20 às 21h; dia 21 às 20h

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Rua XV de Novembro, 971
80020-310 – Curitiba – Paraná – Brasil

Telefone: (41) 3047961

Você pode gostar também