Cinemaskope

ODS&ARTE – SUCESSO EM WASHINGTON DC (USA)

15 de novembro de 2018

ODS&ARTE – Um Novo Olhar sobre o Mundo é uma exposição com a participação de 17 artistas paranaenses que transformaram cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em uma obra de arte. O desafio de cada artista foi criar, tendo como referência cada um dos ODS, uma imagem mais representativa e universal para sensibilizar e englobar mais pessoas. Os ODS são definidos para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. O resultado é uma grande galeria de arte paranaense em prol da promoção da Agenda 2030 da ONU.

 

O lançamento da exposição ODS&Arte aconteceu no Museu Oscar Niemeyer (03 a 11/10/2018). Na semana passada, entre os dias 05 a 09/11/2018, a exposição aconteceu no Banco Mundial, 1818, H St NW, Washington, DC, 20433, EUA e recebeu a colaboração da Embaixada do Brasil em Washington com o apoio do Sr. Marcos Henrique Sperandio. Outro fato também representativo, foi a visita do Sr. Tiago Ribeiro dos Santos, Advisor of the Executive Director for Brazil in The World Bank, entre outros significativos representantes de diversos segmentos e países.

 

A exposição ODS&Arte seguirá para outras cidades paranaenses e continuará itinerando pelo mundo até 2030 de acordo com a Agenda da ONU. “Foi gratificante a receptividade e a expressiva visitação que ocorreu durante toda a semana no Banco Mundial. É admirável como as pessoas ficaram interessadas e queriam entender ainda mais sobre o projeto e a exposição” enfatizou a curadora Sabine Feres.

 

O idealizador e coordenador do projeto Nemécio Müller e a curadora Sabine Feres estiveram presentes e apresentam o projeto pela primeira vez em solo estrangeiro, “Uma linguagem que ultrapassa territórios, que nos absorve em dezessete leituras traduzidas pela Arte Contemporânea, de forma a estimular numa linguagem universal transpor a passagem das divisas globais” destacou Nemécio.

 

Os artistas participantes fazem parte da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, uma das primeiras e únicas entidades do gênero no Brasil. Neste ano a APAP/PR comemora 35 anos. Todo o projeto e a agenda podem ser conferidos no site http://www.odsarte.pr.gov.br


Ficha técnica

Coordenação Geral: Nemécio Muller
Curadoria: Sabine Feres

Coordenador artístico: Osmar Carboni
Produção de Arte: Luiz Gustavo Dalazen
Projeto Gráfico: Rafael Caneparo
Web Designer: Jonathas Mikosz de Moura
Fotografia: Walter Martins
Projeto da Logomarca: Sandra Hiromoto
Tradução dos textos: Oscar Mistage Henríquez
Parceiros: Governo do Paraná, APAP/PR, CELEPAR, Museu Oscar Nieneyer – MON, BRDE, Viccenza, Le Papier, Molduras Festina, Imperial Tecidos

 

Sobre a exposição ODS&Arte:

Dentro da linguagem artística de cada um dos artistas participantes, foram realizadas obras com dimensões 90x90x4cm e chassi de pinus, pintadas com tinta acrílica a base d’água atóxica para priorizar a sustentabilidade, os 17 artistas participantes criaram obras inéditas, com as cores oficias dos ODS oficiais.

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

1- Erradicação da pobreza, 2 -Fome zero e agricultura sustentável, 3 -Saúde e bem-estar, 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 6 – Água potável e saneamento, 7 – Energia limpa e acessível, 8 – Trabalho descente e crescimento econômico, 9 – Indústria, inovação e infraestrutura,  10 – Redução das desigualdades,  11- Cidades e comunidades sustentáveis,  12- Consumo e produção responsáveis, 13 – Ação contra a mudança global do clima, 14 – Vida na água,  15 – Vida terrestre, paz, 16 – Justiça e instituições eficazes e 17 – Parcerias e Meios de implementação.


Os artistas associados à APAP/PR participantes da exposição ODS&Arte:

Alfi Vivern, Francisco Borges Laranjal, Rettamozo, Marisa Vidigal, Katia Velo, Elisiane Correa Wenger, Estela Sandrini, Meg Gerhardt, Marcello Romeiro, Claudia Lara, Vidal, Leopoldino De Abreu, Denise Abujamra, José Humberto Boguszewski, Sandra Hiromoto, Osmar Carboni e Suzana Lobo.

 

Maiores informações:

Site http://www.odsarte.pr.gov.br que apresenta versões em espanhol e inglês, além dos currículos dos artistas, depoimentos, entre outras importantes informações.

 

Você pode gostar também