Cinemaskope

O desafio da produção de vídeo na era digital

26 de março de 2019

De acordo com um estudo desenvolvido pela Microsoft, o tempo médio de atenção das pessoas na internet é de oito segundos, um desafio para quem precisa fazer vídeo para a internet na era digital.

A internet e as redes sociais tem transformado o comportamento das pessoas. Na era digital, tudo está cada vez mais rápido, até mesmo os próprios recursos que nela estão presente. Prova disso é o vídeo, recurso que em tão pouco tempo revolucionou a maneira com que as pessoas estão consumindo informações.

No WhatsApp, no Facebook ou no Instagram, eles têm chego cada vez mais até as pessoas e com tempo de duração cada vez menor. Um verdadeiro desafio para quem é responsável em produzi-los e que precisa passar uma mensagem o mais rápido possível, de forma inovadora e que conquiste os internautas.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Microsoft o tempo médio de atenção das pessoas na internet é de oito segundos. Na opinião do diretor comercial da Catalunya Filmes, Caio Bocuti, produtora conceitual localizada em Curitiba, contar uma historia em tão pouco tempo e em que as pessoas se identifiquem com o que estão vendo, é desafiador. “Em vídeos mais curtos, é preciso mostrar tudo o que é relevante e  importante de uma forma mais dinâmica e mais rápida. Essa é a tendência e esse é o nosso desafio diário. Somos movidos a novas experiências e nós gostamos disso.”, explica.

A função de um vídeo é basicamente transmitir uma mensagem combinando imagens e sons. Porém, com a evolução da era digital, a produção desse conteúdo requer atenção para inovar. “É um trabalho que requer antes de tudo criatividade e olhares aos detalhes. É preciso ser diferente para conquistar em tão pouco tempo, principalmente porque nós prezamos por entregar aos nossos clientes algo que transmita a essência”.

Toda essa mudança no vídeo também pode ser avaliada pelo tempo médio em que o internauta brasileiro permanece no celular, local onde os vídeos são mais consumidos. Segundo estudo levantado pelo Hootsuite e We Are Social no ano passado, o Brasil está apenas atrás de Tailândia e Filipinas com o tempo em que as pessoas ficam conectadas. A pesquisa revelou que os brasileiros gastam em torno de nove horas e 14 minutos por dia no celular, fato que desencadeia, com certeza, o aumento da popularidade de conteúdo de vídeo curto e o número cada vez mais de vídeos que os consumidores estão recebendo diariamente.  

A produtora audiovisual curitibana que percorre o mundo disseminando novos olhares, ideias e experiências, nasceu da vontade de transmitir a essência de cada trabalho realizado, em todos os detalhes. Em 2018, foram mais de 45 produções entre publicidades, web séries, vídeo clipes, fashion films e festas que passaram pela preocupação de seguir o ritmo da era digital. “Somos movidos por desafios que nos fazem evoluir, nos mostram novas possibilidades e nos instigam a vivermos o novo. E a internet é nova a cada dia. Nosso propósito é acompanhá-la fazendo a diferença e atingindo quem deve ser atingido” ressalta Caio.

Um pouco sobre a Catalunya Filmes

A Catalunya Filmesat é uma produtora audiovisual de Curitiba (PR) que é composta por uma equipe multidisciplinar com foco em produção audiovisual para internet e novas mídias, como filmes, conteúdos, experiências ou ações convergentes.

Serviço:
Catalunya Filmes
http://www.catalunyafilmes.com/
Endereço: Rua Coronel Dulcídio 540, Sala 1 – Batel
Telefone: (41) 9912-1097
Facebook: https://www.facebook.com/catalunyafilmes/
Instagram: http://instagram.com/catalunyafilmes

Você pode gostar também