Cinemaskope

Museu da Fotografia abre mostras de Abraham Votroba e Sandro Riquetti

8 de novembro de 2018

Nesta quarta-feira (07/11), o Museu da Fotografia Cidade de Curitiba abre duas exposições fotográficas. A exposição Viagem Interior, do fotógrafo argentino Abraham Votroba está instalada na sala 1. Já a mostra do artista Sander Riquetti, está montada na sala Lápis. Com classificação livre e gratuitas, as duas mostras abrem simultaneamente às 19h. ambas exposições ficam em cartaz até 10 de fevereiro de 2019.

Viagem interior de Abraham Votroba na sala 1 do Museu da Fotografia
Uma viagem realizada pelo fotógrafo Abraham Votroba e seu pai entre as províncias de Posadas até Corrientes, região nordeste da Argentina resultou na exposição Viagem Interior. A mostra abre nesta quarta-feira (07/11), às 19h, no Museu de Fotografia Cidade de Curitiba. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até 10 de fevereiro de 2019.
O fotógrafo viajou mais de 300 quilômetros para acompanhar o pai que precisava fazer uma cirurgia do coração. A incerteza sobre a saúde de seu progenitor, o trajeto extenso, o cansaço e as horas de estrada se converteram em uma metáfora interna para o fotógrafo.
As fotos foram feitas em 2009, mas só em 2016 Votroba abriu os arquivos fotográficos. A mostra, composta por 17 fotografias em preto e branco, exibe fragmentos do tempo e imagens sobrepostas, captadas de dentro do carro em movimento. Como se o único fato real fossem os pássaros, os postes de eletricidade e as linhas criadas pelo fotógrafo. A mostra espelha o que o artista contemplava do interior do veículo e como as paisagens e as andorinhas alimentaram sua esperança.
“Para mim é muito importante compartilhar meu trabalho fotográfico Viagem Interior no Museu de Fotografia da Cidade de Curitiba pelo carinho pelo povo desta cidade e pela admiração que tenho pela cultura do Brasil. Meu primeiro sentimento é de gratidão e pessoalmente a sensação de um projeto realizado, porque posso compartilhar um trabalho muito emocional para mim e minha família”, destaco o fotógrafo. Afetuoso pelo povo curitibano e com admiração pela cultura brasileira, é a primeia vez que Votroba expõe no Brasil. “Em 2017 visitei Curitiba pela primeira vez e tive a honra de apresentar o meu livro “O Véu do Tempo” na cidade. Agora, um ano depois, volto com uma amostra individual. Isso é um belo reconhecimento desta cidade que me surpreende com todas as propostas culturais que ela oferece”, afirmou.
Biografia
Nascido em 1979 na província de Misiones, na Argentina, Abraham Votroba graduou-se como fotógrafo profissional e técnico superior em Imagem Fotográfica na Escola Argentina de Fotografia. Vive e trabalha na cidade de Buenos Aires. Trabalhou como fotógrafo para a revista Casa FOA, Espacio de diseño do Grupo Clarín. Coordenou o Fórum de Portfólios do Open Meetings-Festival de la Luz. Em 2016 apresentou seu trabalho no exterior e, em 2017, foi convidado para o Photo Patagonia Festival e para a 9ª Conferência de Fotografia do Sul, para falar sobre suas obras. Atualmente, realizar o workshop de ensaios fotográficos.

Sala Lápis recebe exposição desLOC(…) o deslocamento de um pensamento, uma vontade, uma sensação”, de Sander Riquetti 
A partir do registro fotográfico de intervenções urbanas o artista Sander Riquetti buscou provocar o olhar do público para a questão do deslocar. Suas obras convidam o espectador a deslocar as sensações e construir sua própria narrativa por meio da junção entre a fotografia e intervenção urbana provocando questionamentos, novas possibilidades e um novo sentido. O projeto “desLOC(…) o deslocamento de um pensamento, uma vontade, uma sensação” foi viabilizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e pela Unicultura – Universidade Livre da Cultura, Trento Edições Culturais e tem o patrocínio do Shopping Mueller e FH Consultoria.
O Artista
Sander Vital Riquetti é natural de Capinzal, Santa Catarina. Graduado no curso superior de Gravura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Riquetti é fotógrafo e artista visual. Participou de exposições coletivas e Individuais de arte, salões de artes nacionais, mostras internacionais e salões de fotografia, com algumas premiações e menções honrosas como o 8º Festival Internacional de Imagem Fotográfica em Atibaia-SP e o 5º Salão FUNDARTE/SESC em Montenegro-RS. Suas últimas exposições individuais foram a “ir(REAL)”, realizada em 2012 e a “desLOC(…) o deslocamento de um pensamento, uma vontade, uma sensação” foi realizada em 2016 na Galeria EMBAP.

Serviço: exposições Viagem Interior, de Abraham Votroba, e desLOC(…), de Sander Riquetti
Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533)
Abertura: quarta-feira (7/11), às 19h
Período expositivo: de 8/11/2018 a 10/2/2019
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábado, domingo e feriados, das 12h às 18h
Entrada franca
Telefone: 3321-3260

Você pode gostar também