Cinemaskope

Mulher: como gerenciar a carreira após a maternidade

7 de agosto de 2015

IMG_4_Aruana_Medeiros_foto_Divulgação

Pesquisa realizada em 13 países pela Robert Half, líder mundial em recrutamento, a maioria das mulheres que retoma suas carreiras após a maternidade são as que têm cargo de gestão. De acordo com a pesquisa, mais de 50% das mulheres retornam ao trabalho após a maternidade, conforme relataram 63% das empresas pesquisadas.

Então, como gerenciar a carreira com filhos, marido, casa para cuidar ou administrar? Dá para conciliar uma carreira bem sucedida com filhos?

Equilibrar carreira e filhos é um dos grandes desafios das mulheres da atualidade, segundo a coach Aruana Medeiros, especializada no atendimento a mulheres e com expertise na transição de carreiras nos períodos pré e pós maternidade. Para a coach, a retomada da carreira pela mulher após a maternidade depende, em primeiro lugar, do apoio da família.

Segundo Aruana, a mulher também tem de saber exatamente o que quer para dar continuidade a seus projetos e carreira e deve tomar as decisões sem o excesso das emoções. Muitas mulheres enfrentam, inclusive, a depressão nesse período de transição entre a maternidade e a carreira.

Há quem defenda a dedicação da mulher à família e também há aqueles que priorizam a carreira. Para Aruana as duas possibilidades são possíveis, mas dependem de um planejamento. Já para as mulheres que optam conciliar carreira e maternidade é preciso entender a relação da mulher com a profissão e suas expectativas na vida. È essencial que a mulher conheça seus pontos fortes e fracos, seus talentos, e o que a motiva.

Você pode gostar também