Cinemaskope

Mostra de Teatro Centro Volvo Ambiental abre as portas para artistas amadores

5 de julho de 2013

195275_327485_chapeuzinhos4__web_

 

 

Evento acontece na próxima quinta-feira (11) e tem entrada franca

No dia 11 de julho, quinta-feira, acontece a primeira edição da Mostra de Teatro Centro Volvo Ambiental. O evento, que tem o objetivo de incentivar as artes cênicas, é dividido em dois momentos. Pela manhã, dez grupos de teatro infanto-juvenil amador participam de oficinas e workshops voltados à capacitação dos participantes. Dentre os assuntos abordados estão roteiro, maquiagem para palco e temáticas que rodeiam a peça teatral e vão além da atuação. A partir de 13h30min, os grupos que participaram das oficinas apresentam suas peças. A Mostra acontece em dois palcos e, na parte da tarde, é aberta ao público.

O Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil apresenta as peças “Uno” e “Chapeuzinhos Coloridos”. Os espetáculos vão até às 18h30, horário previsto para o encerramento do evento, com a Orquestra da Fundação Solidariedade. A Mostra conta com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Volvo do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mais informações sobre a programação pelo telefone (41) 3285-7035 ou pelo site www.centrovolvoambiental.com.br .

Uno – Dirigido por Alex Wolf, do Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil, Uno é um conjunto de monólogos do teatro clássico apresentados de forma performática. Conhecidos dramaturgos, como Shakespeare, Eurípedes, Schiller, Molière e Racine são mostrados por meio de performances de suas personagens mais célebres. Com os personagens Ofélia, Elizabeth I, Tartufo, Fedra e Medeia, o espetáculo estreou no último Festival de Teatro de Curitiba, em março, e fez duas apresentações no Teatro Guaíra, em maio. Agora, a peça segue para a Mostra de Teatro Volvo, dia 11 de julho, e para o Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense, dia 20 de julho. Elenco: Wanda Camargo, Melissa Buest, Ana Tais, Suh Rosa e Marco Koller.

Chapeuzinhos Coloridos – Azul, abóbora, verde, branco, preto e lilás: as cores dos chapeuzinhos das personagens revelam diferentes personalidades, enredos e desfechos para a história da garotinha que é surpreendida pelo lobo na floresta, no caminho da casa da vovozinha. Sob a direção de Alex Wolf, o Grutun! Grupo de Teatro da UniBrasil, de Curitiba, adaptou a obra de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta e estreou o espetáculo no último Festival de Teatro de Curitiba, em abril. A peça também faz parte do projeto Grutun! Comunidade, que visa popularizar a cultura, levando, de forma gratuita e voluntária, o teatro a escolas públicas e particulares, hospitais e entidades assistenciais, em todo o território nacional.Interessante, diferente, divertida e até assustadora, Chapeuzinhos Coloridos é uma ótima pedida para conhecer a literatura infantil sob um outro aspecto e aguçar ainda mais a imaginação. Sem deixar de lado a fantasia, a peça aborda conceitos atuais, como preservação do meio ambiente, justiça, obesidade, ganância, solidão, morte, casamento, fofoca, e mostra que o tradicional final de “felizes para sempre” depende do ponto de vista. No mês de julho, Chapeuzinhos Coloridos faz parte da a Mostra de Teatro Volvo (dia 11), do Festival de Inverno da UFPR, em Antonina (dia 18), e do Festival de Arte e Cultura Popular do Litoral Paranaense, em Paranaguá (dia 20).Elenco: Everton Ramos, Fabiana Melatte, Fran Pires, Joana Winggers, Paty Lara, Nicole Tomacheski.

Sobre o Grutun! – O Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil foi fundado pelo jornalista e professor Victor Folquening, no final de 2006, com a intenção de aproximar as atividades artísticas aos estudantes dos diversos cursos da instituição. Dirigido pelo ator, diretor, cantor lírico e produtor Alex Wolf, o grupo tem no currículo mais de 15 espetáculos e plateias ilustres, como Ariano Suassuna. O Grutun! assume desde o batismo, com o ponto de exclamação como sinalizador, a vocação protagonista. Fazer pensar, despertar amor pelo teatro, dar o primeiro passo para a formação de atores, estimular a leitura da grande literatura, participar em trotes solidários, formar plateia, ampliar a cultura são alguns dos objetivos da UniBrasil com o Grutun!. “Não é um pequeno grupo de teatro de estudantes, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, voltado à expansão do conceito de cidadania”, afirma Alex Wolf. Na edição 2013 do Festival de Teatro de Curitiba, o Grutun! participou com a apresentação de seis peças: Chapeuzinhos Coloridos, Ópera Popular – Highlights, Ópera Popular – L´Amico Fritz de Mascagni, Romanceiro da Inconfidência, Uno e Vai e Vem do Bem.

Sobre a UniBrasil – Fundada em 2000, por professores doutores da Universidade Federal do Paraná, a UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) possui mais de 7 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Além de excelência na formação, com corpo docente altamente qualificado (75% dos professores com títulos de mestre ou doutor), a UniBrasil promove o incentivo ao esporte (com a manutenção de equipes e bolsas de estudo aos atletas), à globalização (com programas de intercâmbio e bolsas internacionais), à sustentabilidade (com ações sustentáveis e adesão ao Global Compact da ONU), à cultura (com o grupo de teatro Grutun!) e à pesquisa (com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes e investimento em publicações). Com 150 mil metros quadrados, o campus das Faculdades Integradas do Brasil está localizado no bairro do Tarumã, na capital paranaense. A infraestrutura moderna oferece aos alunos estacionamento amplo, complexo esportivo com academia, quadra poliesportiva, piscina, modernos laboratórios de informática e Clínicas de Saúde (com atendimento gratuito à comunidade).

Serviço
I Mostra de Teatro Centro Volvo Ambiental
Onde:
 Centro Volvo Ambiental (Rua Eduardo Sprada, 7135, Curitiba – PR)
O que: Pela manhã, acontecem as oficinas e workshops de capacitação teatral. A partir de 13h30, a Mostra é aberta ao público e conta com apresentações de peças teatrais.
Quando: Quinta-feira, 11 de julho.
Informações: (41) 3285-7035 ou pelo site www.centrovolvoambiental.com.br

Você pode gostar também