Cinemaskope

Magnetron aposta em jovens talentos da engenharia

16 de fevereiro de 2016

DSC_7000

Mateus Rizzi – Capitão da equipe Pato a Jato

Denise Remor – Presidente da Magnetron

Professor Luiz Carlos Martinelli Jr., responsável pelo projeto da equipe Pato a Jato

 

Magnetron aposta em jovens talentos da engenharia

Empresa paranaense patrocina participação de equipe de estudantes da UTFPR de Pato Branco em maratona internacional 

Pelo segundo ano consecutivo, a Magnetron será patrocinadora da equipe Pato a Jato, formada por jovens estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Shell Eco-marathon Américas, uma das Maratonas de Eficiência Energética mais importantes do mundo, que acontece em Detroit, nos EUA, de 22 a 24 de abril de 2016.

A Shell Eco-marathon Americas é uma competição de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes universitários e do ensino médio a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia. Em sua primeira participação, este ano, a equipe Pato a Jato, da cidade de Pato Branco (PR), foi responsável pelo melhor resultado brasileiro em toda a história da competição, conquistando o segundo lugar na maratona, na categoria “Combustível Alternativo”, saindo na frente das outras três equipes brasileiras participantes. A equipe paranaense Pato a Jato idealizou o protótipo batizado de Popygua, uma referência à cidade onde está localizado o campus da universidade, em Pato Branco. O modelo alcançou a marca de 316 quilômetros com 1 litro de etanolum pouco mais do que a distância entre Curitiba e Florianópolis.

“Em um país onde a educação não é prioridade, ajudar jovens talentos e ver de perto excelentes resultados é muito gratificante. Só nos deixa a certeza de que devemos incentivá-los cada vez mais, porque deles depende o nosso futuro. A Magnetron apoia sempre a educação e a pesquisa, porque acredita no potencial brasileiro”, afirma Denise Remor, presidente da Magnetron.

Para o melhor desempenho do veículo nas competições, a Magnetron fornece à equipe Pato a Jato motores de partida, embreagens de partida e velas de iridium, que oferecem maior poder de ignição, o que é determinante para a elevação da eficiência do motor à combustão, além de maior vida útil do que as velas de ignição comuns.

Este ano, os desafios dos jovens talentos serão ainda maiores rumo ao primeiro lugar. “Estamos implementando a injeção eletrônica no protótipo a gasolina, trabalhando na configuração da injeção eletrônica, pesquisando e desenvolvendo métodos para aumentar a eficiência de diversas partes do veículo. Como professor da UTFPR e participante/facilitador da equipe, ver o crescimento dos alunos envolvidos traz uma grande satisfação. A aplicação dos conhecimentos vistos em sala de aula traz a esses alunos e ao curso um grande desenvolvimento tecnológico. A aplicação de um método de aprendizagem por problemas/desafios acrescenta um tempero a mais no curso de engenharia mecânica. Dever cumprido? Não, sempre há um desafio a vencer. Orgulho? Sim, mas de participar do esforço desses alunos”, explica Luiz Carlos Martinelli Jr., professor e coordenador do projeto. 

Mais apoio

A próxima Shell Eco-marathon Américas será realizada de 22 a 24 de abril de 2016 em Detroit, Michigan, nos EUA.  Mas, para concretizar a ida, a equipe ainda precisa de mais patrocínios. “Nosso grande desafio hoje está sendo enviar o protótipo para a competição e depois trazê-lo de volta, o que no ano passado nos deu bastante trabalho, porque ele ficou preso na alfândega, e conseguir comprar as passagens da equipe, ao todo oito pessoas, um professor e sete alunos.  Esse número de participantes é exigido pela organização da prova e estamos aguardando por qualquer empresa ou pessoa que queria nos ajudar”, afirma o professor Luiz Carlos Martinelli Jr. 

Sobre a Magnetron

Fundada em 1960, em Joinville (SC), desde 1995, a Magnetron tem sede em São José dos Pinhais (PR). Hoje, é uma das maiores empresas da América Latina no segmento de Sistemas de Ignição e Energia e peças de reposição para motos e outras aplicações. Com tecnologia de ponta e certificado ISO 9001, tem o mais completo portfólio, com mais de 1500 produtos e uma versatilidade imbatível que a fez pioneira na fabricação de Sistemas de Ignição e Energia no Brasil. 

Você pode gostar também