Cinemaskope

LUZ CONTEMPORÂNEA PARA CASARÃO DE 1940

10 de fevereiro de 2015

Sede Batel Centro Europeu

A adaptação da antiga arquitetura a novas tecnologias foi o grande desafio

 

A atual inovação tecnológica no segmento da iluminação nem de perto se compara ao que era usado para gerar energia elétrica nos clássicos edifícios erguidos nas décadas passadas. Imponentes, charmosos e ainda de pé no desenvolvido século 21, têm por trás o grande desafio de terem adaptados a antiga arquitetura e todo seu estilo a novos produtos e funcionalidades. Foi o que aconteceu recentemente com o casarão localizado na Avenida do Batel, esquina com a Rua Ângelo Sampaio, nobre região de Curitiba.

 

A antiga construção de 565 metros quadrados em um terreno com mais de 3 mil metros quadrados abriga a nova sede do Centro Europeu. Ela foi erguida há 70 anos pelo empresário João José Zattar, em uma época em que a tão popular lâmpada fluorescente mal havia chegado ao mercado consumidor, em pleno auge da Segunda Guerra Mundial, e que as técnicas de iluminação diminuíam e até sufocavam os ambientes, ao invés de valorizá-los e dar-lhes vida.

 

Sob coordenação da arquiteta Katalin Stammer, o imóvel teve projeto luminotécnico realizado em parceria com a Ideally Iluminação. Toda a parte elétrica foi refeita, para suportar os novos usos, pois a maioria dos ambientes agora abriga salas de aulas. Para a adaptação, foram instalados trilhos, luminárias fluorescentes com visor de acrílico leitoso, fitas de LED, módulos de sobrepor para lâmpada dicroica e lâmpadas halógenas PAR 20, levando em consideração a economia de energia e a eficiência energética.​ Todos os lustres originais foram mantidos.

 

“Unimos o efeito de lâmpadas fluorescentes, halógenas e de LED, sem sobrecarregar a parte elétrica, mantendo o bom fluxo de iluminação e coordenando a estética dos efeitos de luz”, explica a arquiteta.​ O local ganhou inclusive um minilaboratório de iluminação, para atender aos alunos dos cursos de Design de Interiores e Decoração de Ambientes da escola de profissões. “Ele serve como um ambiente de consulta para os projetos executados em sala de aula. A proximidade e a visualização que possibilita realmente agrega valor aos projetos e ao entendimento do processo.​”

 

O laboratório de informática recebeu iluminação com fitas de LED embutidas e uma das salas de design, que fica em uma área reservada e externa à casa principal, foi transformada em um ambiente para eventos. Desta forma, foi criada uma iluminação versátil, para variados fins.

 

Todo o projeto luminotécnico para transformar a funcionalidade do antigo casarão reforça o quanto a iluminação faz diferença no uso de um ambiente e na execução de tarefas. Pensar sobre ela é pensar sobre o bem-estar dos usuários dos espaços, comenta Katalin. “Os efeitos de iluminação fazem parte da valorização do contexto, do imóvel e, consequentemente, das pessoas que por ele passam. Investir num projeto de iluminação é trazer um diferencial para todos.”

 

Serviço:

Ideally Iluminação

Rua General Aristides Athayde Junior, 54, Bigorrilho – Curitiba/PR.

Fone (41) 3339-1525

www.ideally.com.br

Você pode gostar também