Cinemaskope

Ler para crescer

30 de março de 2015

maple bear 4

Incentivar a leitura desde a infância desenvolve leitores assíduos e com maior facilidade para o aprendizado

 

Que a leitura é de extrema importância já é fato comprovado e aprovado por diversas pesquisas e especialistas na área de educação. Mas quais são as vantagens de incentivar esse hábito desde a primeira infância? A Maple Bear, escola canadense de ensino infantil e fundamental bilíngue, explica os benefícios e dá algumas dicas para auxiliar os pais a inserirem essa prática no dia a dia das crianças de maneira prazerosa.

Considerada a forma mais antiga de adquirir conhecimento, a leitura desenvolve o intelecto, estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. Levar para os pequenos, esse hábito faz com que eles interiorizem desde cedo as estruturas do texto escrito. Por isso, os pais devem ler para os filhos, não necessariamente apenas na hora de dormir. “Essa leitura faz com que as crianças desenvolvam uma melhor compreensão textual, dos personagens e ambientes das histórias. Assim, por meio da interiorização das estruturas textuais, elas adquirem uma maior facilidade na alfabetização”, afirma Virginia Balau, uma das pedagogas responsáveis por treinar as equipes pedagógicas das franquias Maple Bear.

A dica para os pais tornarem essa experiência da leitura prazerosa e interessante é, além de reservar um tempo para ler para os pequenos, criar um cantinho no quarto, com uma estante que eles alcancem, presenteá-los com livros, levá-los a livrarias e bibliotecas, e escolher os livros com eles. Ajuda também quando eles observam os adultos lendo, pois ver os pais praticando a leitura também incentiva a criança a ler.

No caso das escolas bilíngues, os benefícios são ainda maiores já que os alunos têm a possibilidade de explorar dois tipos de linguagem. “Ou seja, ela tem acesso a dois mundos, absorvendo diferentes culturas, personagens, nomeações e narrações. Tanto as histórias lidas em inglês quanto as em português, caminham para uma mesma conquista da linguagem: a capacidade de narrar, pensar sobre o narrado e de comparar as narrativas”, explica Virginia.

Na Maple Bear, as crianças possuem uma vasta coleção de livros disponíveis em português e inglês, o que os auxilia a criarem referenciais em ambas as línguas.

 

Sobre a Maple Bear

A Maple Bear é uma escola canadense que oferece um inovador programa escolar infantil e de ensino fundamental, e que tem como referência um curso elaborado por experientes educadores canadenses, com imersão na língua inglesa para crianças dos 2 aos 5 anos e educação bilíngue a partir do ensino fundamental. A escola ainda conta com uma equipe pedagógica treinada por especialistas do Canadá que vem ao Brasil especialmente para ministrar os cursos de aprimoramento. A franquia curitibana é administrada por Tatiana Dorleans e Silva, formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e que atualmente realiza pós-graduação em Gestão Escolar.

 

Serviço:

Maple Bear Curitiba

Av. Nossa Senhora da Luz, 695, Jardim Social – Curitiba (PR)

https://www.facebook.com/maplecuritiba

http://www.maplebearcuritiba.com.br/

Você pode gostar também