Cinemaskope

Alunos de colégios estaduais e municipais entram em contato com a música instrumental em shows gratuitos

28 de setembro de 2018

Dezenas de alunos de colégios estaduais e municipais de Curitiba estão tendo a oportunidade de conhecer melhor a música instrumental. O projeto Regional Curitibano, idealizado pelo músico João Egashira, está levando shows para escolas de várias regiões da cidade. O objetivo é justamente aproximar a população da música produzida na capital paranaense.

O projeto iniciou com a composição de doze músicas inéditas inspiradas em doze bairros de Curitiba. Essas músicas foram gravadas e podem ser conferidas no CD que leva o mesmo nome do projeto. Além do CD, o trabalho está sendo exibido em shows gratuitos em várias regiões da capital paranaense. Todas as apresentações são gratuitas.

Até o momento os alunos do Colégio Estadual Cecília Meireles, no Boa Vista, e do Colégio Estadual João Loyola, no Pinheirinho, já assistiram ao show, que ainda passa por colégios do Cajuru, Bairro Novo e CIC. Antes das apresentações também acontece um bate-papo com o Egashira. Ele, que desde muito cedo teve contato com a música passando pelos Conservatório Vila Lobos e de MPB, fala para o público sobre o choro em Curitiba.

O Regional Curitibano foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, tem o incentivo do Grupo Positivo, Shopping Mueller e apoio da Saüí Cultural.

Quem faz parte do projeto

Para o projeto foi formado um grupo cuja instrumentação se assemelha a um “conjunto regional” de choro, constituído por músicos atuantes na cidade de Curitiba: Gabriel Schwartz (flauta), Julião Boêmio (Cavaquinho), Fabiano Silveira, o Tiziu (violão 7 cordas), Luis Rolim (percussão e bateria) e João Egashira (violão).

João, Julião, Gabriel e Tiziu são os compositores das músicas, encomendadas especialmente para o projeto. Elas mesclam todas as influências musicais que possuem em suas formações, como o rock, a música erudita, o jazz, o pagode, a música nordestina, a música contemporânea, e especialmente o choro.

Para os shows, Clayton Rodrigues (sopros) substituirá Gabriel Schwartz, um dos compositores do projeto e que foi quem participou das gravações do CD. Gabriel passará uma temporada no Canadá desenvolvendo seu mestrado em composição.

Os bairros homenageados são aqueles que são sede dos dez Núcleos Regionais: Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Centro, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara. Dentre as composições estão a “Valsa de Domingo” (Gabriel Schwartz), dedicada  à Santa Felicidade; “Choro em silêncio” (Fabiano Tiziu), dedicada ao Portão; “Espetinho de gato no Parque Cambuí” (Julião Boêmio), dedicada ao Fazendinha, dentre outras.

Além dos bairros das regionais, também foi homenageado o Prado Velho com a música “Paiol de sons” (João Egashira) porque neste bairro fica o Teatro do Paiol, que vai receber um dos shows de lançamento do CD, no dia 16 de outubro.

O CD Regional Curitibano estará à venda após os shows (somente nas apresentações do Paiol e do Positivo) e custará R$ 20. Confira a agenda de apresentações:

Regional Cajuru: 28/09 (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: Colégio Paulo Leminski

Regional Boqueirão: 03/10 (quarta-feira)

Horário: 8h30

Local: Auditório 2 da Rua da Cidadania

Regional Bairro Novo: 05/10 (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: Escola Municipal Bairro Novo do Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho

Regional Matriz: 10/10 (quarta-feira)

Horário: 12h

Local: Mercado Central, da Rua da Cidadania Matriz – Praça Rui Barbosa

Regional CIC: 15/10 (segunda-feira)

Horário: 10h15

Local: Escola Municipal Albert Schweitzer

 

Shows de lançamento do CD:

16 de outubro | 20 horas

Local: Teatro Paiol

Ingresso: gratuito

19 de outubro | 20 horas

Local: Teatro Positivo (pequeno Auditório)

Ingresso: gratuito

Músicas do CD Regional Curitibano:

1 – Paiol de sons (João Egashira) Prado Velho

2 – Rompe mato (Fabiano Tiziu) Dedicado ao Pinheirinho

3 – Vamo pra cima que é pra hoje Renatinho! (Gabriel Schwartz) Dedicado ao Boqueirão

4 – Versando no Tatuquara (Julião Boêmio) Dedicado ao Tatuquara

5 – Ijexá São Chico (Fabiano Tiziu) Dedicado ao Centro

6 – Bairro Novo (Gabriel Schwartz) Dedicado ao Bairro Novo

7 – Espetinho de gato no Parque Cambuí (Julião Boêmio) Dedicado ao Fazendinha

8 – Choro em silêncio (Fabiano Tiziu) Dedicado ao Portão

9 – Viva Cajuru! (João Egashira) Dedicado ao Cajuru

10 – Geral na Praça 5 (Julião Boêmio) Dedicado ao CIC (Cidade Industrial de Curitiba)

11 – Valsa de Domingo (Gabriel Schwartz) Dedicado a Santa Felicidade

12 – Baião Boa Vista (João Egashira) Dedicado ao Boa Vista

Você pode gostar também