Cinemaskope

Jornalista e dramaturgo lança livro de poesias pela Editora Íthala

8 de outubro de 2014

236213_443345_foto_2_web_

Dib Carneiro Neto publica coletânea de poemas que mais repercutiram em seu blog e em redes sociais

 

 

A Editora Íthala, de Curitiba, em parceria com a Livraria Saraiva, lança na próxima segunda-feira (13), em São Paulo, o livro "Dia de Ganhar Presente", do jornalista e dramaturgo Dib Carneiro Neto. A partir das 19 horas, no Shopping Pátio Higienópolis, o autor recebe os convidados para sessão de autógrafos e coquetel.



"Dia de Ganhar Presente" traz uma coletânea de poemas publicados por Dib Neto em seu blog "Segundas Líricas", veiculado na internet desde agosto de 2012. "Comecei com um blog semanal de poesia, para testar se o que eu andava escrevendo nas minhas madrugadas insones teria aceitação ou valor literário. E teve. Pessoas passaram a me dar retornos agradáveis, simpáticos, emocionados, aprovando o que eu escrevia", conta Dib Neto.





De acordo com ele, as respostas dos leitores lhe deram coragem para publicar o livro. "Hoje em dia, há autores que se bastam na internet. São muito lidos, prestigiados. Há toda uma nova geração que não precisa do livro impresso para ser aclamada, aprovada, lida e relida por uma massa de leitores e fãs. Mas eu sou da geração que, mesmo com toda a aceitação dos poemas no meu blog, não me contentei enquanto não os vi no papel, em forma de livro. É como se eu só me sentisse legitimado como poeta quando surgisse o livro", confessa.



Estado de espírito



O livro expressa um estado de espírito predominante em Dib Neto. "De alguém apaixonado pelas palavras, muito romântico e idealista que sonha com um mundo melhor, e que sofre com as injustiças, com os amores impossíveis, com as rejeições, com as decepções e com os desprezos", explica. O autor define a obra com "modesta antologia de um aprendiz sensível, sofredor e sempre apaixonado". 



A poesia que abre a coletânea é o título do livro e fala de alguém solitário que resolve se presentear saindo de casa e fazendo coisas corriqueiras. Dib escolheu "Dia de Ganhar Presente" para dar nome ao livro porque achou sonoro, chamativo, alto astral, capaz de atrair o interesse de novos leitores para esse gênero cada vez menos prestigiado, que é a poesia. 



"De modo geral, escrever é o meu barato, não importa o gênero, o formato, a linguagem… Desde que fui alfabetizado, gosto das palavras, do que elas podem construir e destruir, da força da comunicação impressa", enfatiza Dib Neto, que se apega às palavras como quem quer uma salvação, um suporte. "Segui para o jornalismo por causa da vocação de escritor. Procuro me diversificar nos gêneros e estilos, pois gosto de desafios relacionados ao poder múltiplo das palavras. Gosto de me sentir sempre um aprendiz, querer sempre aprender mais e descobrir mais universos possíveis de expressão", destaca.



O livro – Coletânea dos poemas com maior repercussão no blog de Dib Neto "Segundas Líricas" (segundasliricasdib.blogspot.com.br). São mais de 50 poesias que versam sobre ideais, sonhos, cotidiano, injustiças, amor, decepções, rejeições, reflexões e outros sentimentos e pensamentos comuns aos seres humanos. 



Ficha técnica

Título: "Dia de Ganhar Presentes" – Poesia

Autor: jornalista e dramaturgo Dib Carneiro Neto

Editora Íthala

Páginas: 124

ISBN: 978-85-61868-71-0



O autor – Dib Neto atuou como jornalista e editor-chefe do Caderno 2 do jornal "O Estado de S. Paulo", por oito anos. Para o teatro escreveu "Adivinhe Quem Vem para Rezar", com Paulo Autran e Claudio Fontana, dirigidos por Elias Andreato; "Salmo 91", adaptação teatral do best seller "Estação Carandiru", de Dráuzio Varella; e "Um Réquiem para Antonio", versão para a lenda da inveja do compositor Antonio Salieri pela genialidade de Mozart. Dib Neto é autor dos livros "Hortelã e a Folha de Uva", crônicas afetivo-gastronômicas; "Pecinha é a Vovozinha" e " Já Somos Grandes", ambos com críticas literárias e reflexos sobre a produção teatral infantil. O jornalista escreve para a revista Crescer, da editora Globo.



Serviço

Sessão de autógrafo do lançamento do livro "Dia de Ganhar Presente", de Dib Carneio Neto

Dia 13 de outubro, a partir das 19 horas

Livraria Saraiva – Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 – São Paulo – SP



Editora Íthala – Rua Aureliano Azevedo da Silveira, 49 – São João – Curitiba – PR – (41) 3093 – 5252 – 3093-5257 – www.ithala.com.br – editora@ithala.com.br

Você pode gostar também