Cinemaskope

ICF participa do Dia Nacional dos Doadores de Órgãos

27 de setembro de 2013

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional dos Doadores de Órgãos e, assim como no ano passado, o Instituto para Cuidado do Fígado (ICF), fará uma mobilização no centro de Curitiba (PR). O objetivo é conscientizar a população para a importância da doação de órgãos, reduzindo a fila de espera por um transplante.

Na data, a partir das 11h, transplantados, familiares e os médicos voluntários do ICF estarão na Boca Maldita vestindo a camiseta com a frase: “Doar órgãos é um gesto de amor” e explicando a importância da doação para quem passar pelo local. A mobilização também é uma forma de agradecimento, já que sem as doações, dificilmente esses pacientes estariam vivos. A campanha tem como logomarca um coração formado por vários órgãos.

Além do ICF, a iniciativa terá apoio e participação do: SESC Fecomércio PR e Central Estadual de Transplante do Paraná (ambas com funcionários presentes); Hemepar Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, com material de divulgação; e do Laboratório de Monogenética e Histocompatibilidade da UFPR, junto com funcionários e alunos do projeto de extensão conscientizando doadores de sangue e medula óssea.

A ação tem patrocínio da X Leme, La Violetera, X Med, Cantina do Délio, Banoffi, Estofaria, Canabenta, Batel Grill e Habib`s. Apoiam ainda os seguintes estabelecimentos: La Panoteca, Palladium Cabelereiros, 91 Rádio Rock, Seba`s Rock Bar, Restaurante Madalosso, Clinica Regattieri, Restaurante Palmier e Academia de Tênis Marco Silva.

“Para ser doador, basta informar a família, não é preciso deixar nada por escrito. Pessoas de todas as idades podem ser potenciais doadores, é a condição médica no momento da morte que determina quais órgãos e tecidos poderão ser doados. Podem ser retirados para transplante o coração, córnea, ossos, rim, medula óssea, fígado, pulmão, pâncreas e pele”, explica Fábio Porto, médico e um dos fundadores do Instituto.

Sobre o Instituto:

O Instituto para Cuidado do Fígado (ICF) atende gratuitamente pacientes com problemas hepáticos. Os médicos do ICF orientam desde o diagnóstico das doenças do fígado até o término do tratamento, seja ele tomando remédios ou realizando um transplante. O serviço é prestado pela equipe médica do Centro Digestivo e Transplante de Órgãos (CDTO) e o atendimento é feito no Edifício ASA, em Curitiba.

Para ajudar na continuidade deste trabalho a conta do ICF para doações é: Banco do Brasil, agência 1876-7, conta corrente 35251-9 ou ainda através de apadrinhamento da causa com um boleto mensal. Para receber seu boleto ligue para: (41) 3323-7228 e 3223-2219 ou acesse www.icfigado.org.

Serviço:

Dia Nacional dos Doadores de Órgãos

Quando: 27 de setembro, às 11h

Onde: Boca Maldita

Instituto para Cuidado do Fígado

Rua Voluntários da Pátria, 475, cj 905a – Edifício ASA

Curitiba – Paraná

Telefones: (41) 3323-7228 e 3223 2219

www.icfigado.org

Você pode gostar também