Cinemaskope

Help Comunicação é PRATA no prêmio nacional AMPRO Globes Awards com case 100% paranaense

29 de julho de 2015

Help_PrataAmpro

Show de Lançamento da Nova Linha de Caminhões Volvo coloca agência entre os melhores do live marketing do Brasil



Aconteceu ontem, dia 28 de julho, em São Paulo, a premiação nacional da AMPRO Globes Awards 2015. A premiação realizada pela Associação Brasileira de Marketing Promocional destaca os melhores do live marketing em 16 categorias e vale como etapa brasileira do maior prêmio do mundo realizado pela MAAW (Marketing Agencies Association Worldwide). A Help Comunicação Conceitual de Curitiba, dos sócios Alex Cardoso e Luis Mendes, ganhou a prata na categoria “Melhor Experiência em Eventos” colocou o Paraná entre os melhores do país e mostrou o potencial de agências fora do eixo Rio – São Paulo. Antes de ir para a final nacional, recebeu com o mesmo case o ouro na região Sul e foi eleita a melhor agência de 2015 pela AMPRO Sul.



“Estamos muito orgulhosos, pois é a coroação de um trabalho de 12 anos da equipe Help baseados em confiança, ética, comprometimento e profissionalismo, seja com nossos clientes, seja com nossos parceiros. O principal ponto dessa história é sermos a única agência nessa categoria fora do eixo Rio – SP, e ainda termos realizado um grande evento com mão de obra, expertise e criação toda paranaense. Mostramos para o Brasil que temos qualidade de primeira aqui no estado e estamos na vanguarda do live marketing no Brasil”, comemora Alex Cardoso, sócio diretor da Help Comunicação Conceitual.



Para a premiação estavam presentes Alex Cardoso e Daniel Jorge da Help acompanhados dos clientes Daniel Mello, Head de Marketing, e  Bruna Araújo, especialista em lançamento de Produtos, da Volvo do Brasil. “Foi um privilegio ver reconhecido publicamente pelo meio da comunicação um trabalho muito bem realizado pela Help, uma qualidade que sentimos no dia a dia. O Show de Lançamento chamou muito a atenção de todos os convidados, da equipe interna da Volvo, imprensa e autoridades. Foi o melhor e maior lançamento já realizado pela Volvo América Latina. Recebemos diversas manifestações espontâneas de pessoas que conhecem o mercado, exaltando esse como o melhor evento que haviam participado. É muito difícil criar impacto em pessoas acostumadas e expostas a ambientes de grandes eventos e isso aconteceu. O prêmio vem apenas  valorizar essa qualidade da Help que nós já reconhecemos”, declara Daniel Mello do marketing da Volvo.  



Essa é a segunda vez que a Help chega aos finalistas nacionais da Ampro Globes Awards. Em 2011 a agência ganhou o bronze com a campanha Quero Ser Grande, nas categorias Melhor Campanha de Construção de Marca e Melhor Campanha de Marketing de Eventos para o cliente Editora Positivo. 

 

SHOW DE LANÇAMENTO DA NOVA LINHA DE CAMINHÕES VOLVO



O desafio não foi pequeno. Foram apenas 45 dias entre criação e execução de um projeto que traduzisse a modernidade e a tecnologia das quatro famílias de caminhões da Volvo. Isso tudo em duas línguas e para 4.800 convidados de toda a América Latina, sendo clientes internos e externos da marca. Para atingir todos os diferentes públicos e mostrar a grandiosidade dos caminhões Volvo de uma só vez, foi criado um show multimídia outdoor na arena Casa do Cliente Volvo em Curitiba, no Paraná.

 

O objetivo foi mostrar a interação entre o homem e a máquina, de forma emocional e empolgante. Para isso, foram utilizados elementos do próprio universo do caminhoneiro misturados com inovações tecnológicas e uma tela de projeção surgiu a partir de 20 containers, com interação entre real e virtual durante todo o show. A agilidade de entrega foi impressionante, apenas 22 dias de montagem.



“Temos orgulho em destacar que este projeto foi criado e realizado por uma equipe de profissionais de Curitiba. Foram 400 profissionais que realizaram 26 apresentações, sendo quatro delas em espanhol. Os desafios foram muitos, mas cremos que o principal foi apresentar um projeto em poucas semanas que atendesse às elevadas expectativas do cliente: Inovação, Excelência de Entrega e que fosse competitivo em termos de custo”, conta Alex. O retorno foi super positivo para a Volvo, que ofereceu um evento com excelente experiência para os clientes e ainda teve o resultado de 1.200 caminhões comercializados.

 

PROCESSO CRIATIVO: DESPERTAR O EMOCIONAL COM MÁQUINAS E TECNOLOGIA.



Com o espaço limitado para mostrar tantos caminhões, foram escolhidos os com implementos que gerassem maior impacto visual, como baús e tanques.  O tamanho da arena foi calculado deixando o mínimo de espaço necessário para as manobras sem comprometer a segurança.  O objetivo era que as pessoas sentissem o deslocamento de ar e o solo tremer com a passagem dos caminhões. Com bastante conteúdo para passar em apenas 25 minutos, a opção foi usar projeção mapeada, porém tinha que ser grandiosa e surpreender. Então, foi criado um cenário composto por 20 contêineres e nele estava escondido um Volvo FH, que foi mapeado digitalmente e utilizado na narrativa de projeções do evento.

“Como a máquina não existe sem o homem e decidimos humanizar o show incluindo uma performance de dança na narrativa, mas devido às proporções do cenário encontramos alguns problemas. Quando inserimos os dançarinos ao lado dos caminhões, eles praticamente desapareceram e a iluminação da arena era baixa e não podíamos aumenta-la para não comprometer a projeção mapeada e consequentemente o orçamento. Neste momento surgiu uma solução muito bacana, a roupa de LED, um figurino especialmente desenvolvido para o show, que ascendia e apagava, funcionando de acordo com a construção do roteiro”,  explica Alex .

Com essa solução, apareceram possibilidades infinitas de interação entre o mundo real e o virtual. Foi aí que os tech dancers (nome dado aos dançarinos trajados com roupa LED) puderam literalmente voar. A performance de cada um foi filmada previamente e em seguida  sincronizada com a projeção.  O resultado foi uma ilusão de ótica incrível. 

 “Além da performance dos dançarinos, tivemos que treinar nove motoristas para dirigir na arena, em condições de fortes emoções, acompanhando de forma sincronizada o ritmo das apresentações”, conta. O treinamento se estendeu ao presidente da Volvo Roger Alm, que fez questão de participar do show, ficando responsável pelo grand finale. Trajando uma roupa LED, ele desceu do caminhão, se dirigiu ao publico e saudou a todos. Uma exibição de fogos de artifício encantou o publico marcando o final do show.



Veja o vídeo do evento: www.youtube.com/watch?v=iFaelNeRB-o

Você pode gostar também