Cinemaskope

Exposição “Os Monstros”, da artista plástica e atriz Maureen Miranda, abre a programação do Fringe na Bicicletaria Cultural

5 de Abril de 2018

O Coletivo El Camino, que tem em seu elenco as atrizes Letícia Spiller e Maureen Miranda, inicia nesta quarta-feira (28) a sua temporada no Fringe, que integra a 27ª edição do Festival de Curitiba. A primeira atração da trupe é a exposição “Os Monstros”, da artista paranaense Maureen Miranda. O evento também contará com show do músico e compositor Neco Yaros.

São 30 obras onde Maureen retrata insetos (que ela chama carinhosamente de monstros) usando as técnicas de acrílica sobre madeira naval, acrílica sobre madeira reciclada, aquarela sobre papel e acrílica sobre tela. “A minha admiração por insetos vem desde quando eu era criança. Eu imagino os insetos como pequenos monstros. Primeiro eu comecei a desenhar em aquarela, mas para a exposição eu queria uma base mais potente, então, peguei algumas madeiras navais e outras que eu achei na rua e reciclei. Estou bem feliz com o resultado”, explica Maureen Miranda.

A exposição começa nesta quarta-feira (28), às 17h, e fica em cartaz até o dia 8/4. A classificação etária é livre e a entrada é gratuita.

No Festival de Curitiba, Maureen Miranda ainda se apresentará na peça “Rapsodos”, onde interpreta, ao lado do também paranaense Adriano Petermann, os cantos XII e XVII da Ilíada de Homero. O Canto IV da Odisseia é interpretado pela atriz Stella Maris Moreira. A peça é um resgate de uma tradição da Grécia Antiga, na qual os rapsodos “duelavam” na abertura das Olimpíadas para ver quem apresentava a forma mais virtuosa de interpretação. A trilha sonora é executada ao vivo pelo instrumentista e compositor Neco Yaros.

Maureen também participa do lançamento dos livros da Coleção Genoma, pela Editora Catatau/DVS. São 15 obras de artistas diferentes, entre eles, Letícia Spiller, James McSill e Leandro Daniel Colombo. Os livros são direcionados ao público infantil e, nas publicações, as crianças podem ler e colorir as ilustrações (todas assinadas por Maureen Miranda). A proposta é a troca de ideias, opiniões e o debate da escrita como forma de expressão. O lançamento acontece no dia 4/4 (quarta-feira), às 17h. A classificação etária é livre.

A atriz e artista plástica também se apresentará, com o Coletivo El Camino, no pocket-show poético “Punho Fechado”, que une música, performance, poesia e desenhos. Todas as apresentações da trupe acontecem entre os os dias 28/3 e 8/4 na Bicicletaria Cultural, em Curitiba, na Rua Pres. Faria, 226, no Centro, fone 3153-0022.

O Coletivo El Camino nasceu em 2017 e conta com Letícia Spiller (atriz, cantora e escritora), Flávio Jardim (designer e fotógrafo), Maureen Miranda (atriz e artista plástica), Neco Yaros (músico e compositor), Adriano Petermann (ator) e Pablo Vares (músico e compositor).).

Você pode gostar também