Cinemaskope

“Espírito de Contradição” estreia quinta-feira no Cine Passeio

30 de outubro de 2019
A obra aborda a vida e obra do pensador brasileiro mais reconhecido e influente no exterior
 
Estreia nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 16h30, o documentário “Espírito de Contradição”, dirigido por Fernando Severo, que aborda a vida e obra do do filósofo e matemático Newton da Costa, paranaense nascido em Curitiba que se tornou famoso internacionalmente quando criou uma lógica que admite contradições: a Lógica Paraconsistente. Suas teorias se tornaram referência em universidades do mundo inteiro e encontram aplicação em vários campos da ciência, sendo objeto de estudos e seminários em diversos países. Formulou também o conceito da Quase-Verdade, que permite a convivência de teorias científicas logicamente incompatíveis. Seu prestígio internacional pode ser medido pelas palavras dedicadas a ele por importantes órgãos da imprensa brasileira: “O mais proeminente filósofo brasileiro nos círculos acadêmicos internacionais” (Folha de S. Paulo); Ele é o pensador brasileiro mais respeitado mundialmente, reconhecido pelo desenvolvimento da Lógica Paraconsistente, hoje utilizada em diversos sistemas computadorizados” (O Estado de São Paulo); “Trata-se de um nome brasileiro de reputação internacional, um gênio que inspira teorias e projetos em sua área, além de ser um defensor ferrenho da educação e da pesquisa” (Época).
Newton da Costa nasceu em 1929 e tem três graduações pela UFPR: engenharia civil , bacharelado e licenciatura em matemática. Tornou-se doutor em análise matemática e análise superior em 1961, tendo sido professor da UFPR, da USP e da Unicamp. A estreia do filme comemora também os 90 anos desse grande pensador, completados em setembro último.
Autodenominado filósofo da ciência, o professor Newton da Costa estará presente na estreia e participa de um debate com o público após a sessão.
O filme vai estar diariamente em cartaz no Cine Passeio sempre às 16h30, com a promoção de meia-entrada para todas as faixas de público em todas as sessões.
Serviço:
Estreia do filme “Espírito de Contradição” (2019, 70 min.)
Direção de Fernando Severo
Data: 31 de outubro às 16h30
Local: Cine Passeio
           Rua Riachuelo, 410
Classificação indicativa:Livre
O filme permanece em cartaz diariamente às 16h30 (meia-entrada para todos em todas as sessões)

Você pode gostar também