Cinemaskope

Entenda os rótulos dos alimentos

1 de junho de 2014

Dra_Debora_-_Rótulos

Conhecer os nutrientes dos alimentos é essencial para um cardápio regrado e saudável



            Um cardápio saudável não pode ser baseado somente na contagem de calorias, é preciso ir mais a fundo no momento de escolher os alimentos a consumir. A qualidade dos produtos industrializados provém de diversas informações nutricionais que podem ser obtidas com a leitura dos rótulos.

            Segundo a médica nutróloga Dra. Debora Froehner, da clínica Nutrocare, é importante atentar aos detalhes. "O rótulo de uma embalagem traz os dados essenciais para o consumidor, como nome, peso, lista de ingredientes e informações nutricionais. As identificações devem garantir que cada um saiba o que irá ingerir", explica a médica.

            A Resolução nº 40, de 21/03/01, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), indica que todos os alimentos e bebidas (exceto águas minerais e bebidas alcoólicas) produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e que estejam prontos para oferta ao consumidor devem apresentar as informações nutricionais no rótulo.

            "As informações são essenciais para que pessoas detentoras de alguma restrição alimentar, como diabetes, intolerância à lactose ou doença celíaca, saibam quais produtos podem consumir sem causar desconfortos ou indisposições. Mais importante que ler o rótulo, é entender o que ele quer dizer", alerta a médica.

 

Para entender

            A ANVISA definiu que para o entendimento ser facilitado a informação nutricional deve estar estabelecida por porção – fatia, copo, unidade etc – e é obrigatório apresentar o valor energético, medida caseira, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio presentes no alimento. Além disso, os ingredientes devem aparecer na tabela nutricional em ordem decrescente para facilitar o momento de comprar opções na prateleira.

            A nutróloga Dra. Debora dá a dica: "ao fazer compras logo analise o rótulo do produto. Observe as quantidades de gordura, sódio e fibra, pois estes itens juntos mostram a qualidade do alimento. Não adianta em nada selecionar um item pouco calórico, mas que apresente altas quantidades de sódio e seja pobre em fibras, por exemplo."

 

Serviço:

Dra. Debora Froehner | www.nutrocare.com.br

Avenida Presidente Affonso Camargo, 1399 – Sala 711

(41) 3087-7761 / 3087-7759

Você pode gostar também