Cinemaskope

Dia Nacional do Café – Sug Empório Kaminski e Osteria Donna Lena

24 de maio de 2016

Créditos-Eduardo-Moura---Café-Kaminskim

eduardo moura gafe kaminski

 

Neste dia 24 de maio, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Café, criado em 2005. Segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), 95% dos brasileiros acima dos 15 anos consomem ao menos uma xícara ao dia de café. E no Empório Kaminski, em Curitiba (PR), não é diferente. O grão é encontrado em diversas opções de bebidas e até em sobremesas, além de ser vendido em pacotes para os que fazem compras no Empório. O produto também não falta nos serviços de café colonial e coffee break que a casa dispõe. A chef Camila Kaminski conta que. por mês, são utilizados 75 quilos do grão nas duas unidades do Kaminski em Curitiba.

            No cardápio, opções como Ristretto, Espresso Italiano Orgânico, Café Kaminski (Espresso Tradicional com Leite Vaporizado, Calda de Chocolate, Canela e Chantilly) e ainda o Capuccino Empório Kaminski (Bebida Cremosa à base de Café, Chocolate em Pó e Leite). Para comemorar a data, Camila ensina uma receita de bolo bem fácil feito de café, é claro, e que vai bem com um cafezinho neste frio!

 

Bolo de Café

 

Ingredientes:

3 Ovos

100g de Açúcar

75ml Óleo de Soja

100g de Achocolatado

100ml de café sem açúcar (bem forte)

250g de Farinha de Trigo

1/2 colher de sopa de Fermento em pó

 

Modo de Preparo:

1) Separar as claras das gemas. Na batedeira, bater as claras em neve e reservar.

2) Na batedeira, bater as gemas com o açúcar até esbranquiçar e dobrar de volume.

3) Acrescentar o óleo, o café sem açúcar e o achocolatado. Bater rapidamente.

4) Peneirar e acrescentar a farinha de trigo, juntamente com o fermento. Bater rapidamente.

5) Desligar a batedeira e incorporar as claras em neve delicadamente, com auxílio de um fouet.

6) Assar em forno médio (160 graus Celsius) por 30 – 35 minutos.

7) Desenformar e servir com calda de chocolate!

 

 

Serviço:

Endereço 01 – Avenida Sete de Setembro, 6355, Seminário – Curitiba (PR)

Horário de atendimento: Das 6h30, com a abertura do café da manhã no mesmo horário e término às 10h30 (segunda a sexta). Aos sábados e domingos o café inicia às 06h30 com término às 11h. O almoço é servido das 11h30 às 14h30, de segunda a sexta. Aos sábados e domingos o almoço inicia às 12h com término às 15h. Às 15h30 inicia-se o café colonial, com término às 21h. Aos sábados e domingos o café inicia-se às 16h. A casa fecha às 22h.

Tel: (41) 3342-7371 Estacionamentos próprios e gratuitos para 50 carros.

Endereço 02 – Avenida Iguaçu, 2735, Água Verde – Curitiba (PR)

Horário de atendimento: Das 6h30 às 20h, de segunda a sábado, com o atendimento que o cliente já conhece, e ainda a possibilidade de agendamento de pequenos eventos e café colonial.

Tel: (41) 3242-4072

www.emporiokaminski.com.br

Tiramissu

Osteria Donna Lena apresenta receita especial para comemorar o Dia do Café

            Que o inverno pede comidas mais calóricas e bebidas quentes, isso é fato. Ainda mais para quem vive em regiões mais geladas, em que as temperaturas oscilam o ano todo. Existe também a questão cultural, como o tradicional “five o’clock tea” dos ingleses ou o milenar costume dos japoneses e chineses de tomar muito chá. Além deles, vários outros costumes de ingerir bebidas quentes estão espalhados pelo mundo, como os americanos e o chocolate quente e os italianos e brasileiros, que não dispensam o hábito de ao menos um cafezinho após as refeições. Mas nem só com infusões essas criações existem.

            Desde 2005, no dia 24 de maio, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Café. Esta data passou a ser um dia festivo para quem é do ramo e para os apreciadores de café. No Brasil, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), 95% dos brasileiros acima dos 15 anos consomem ao menos uma xícara ao dia de café. Praticamente uma unanimidade quando se trata de café. Por isso mesmo a ideia foi homenagear esse fruto versátil na mão da chef do recém-inaugurado Osteria Donna Lena, o mais novo restaurante italiano da cidade. "Além da prioridade por boa comida, a Itália e o Brasil tem em comum a paixão pelo café. Eu, particularmente só começo o dia bem com aquele expresso quentinho", conta a chef e proprietária da casa, Camila Accorsi Ditzel.

            Camila frisou ainda que o café passa por todos os tipos de preparos e se destaca em receitas de sobremesa dando equilíbrio ao sabor do açúcar. Na Osteria,  o tiramissú é o destaque, já que é uma clássica sobremesa italiana, que leva o café em duas versões, a solúvel e o licor, contrabalanceando o sabor do queijo mascarpone. O resultado pro paladar de quem está degustando é leve e interessante. 

 

Para quem se interessar, segue a receita:

 

Ingredientes:

600g de queijo mascarpone

1litro de creme de leite

6 ovos (separados clara e gema e batidos com o açúcar) 

220g de açúcar de confeiteiro

400 ml de café solúvel (bem forte)

300ml de licor de café

500g de biscoito champanhe

150g de cacau amargo

 

Modo de preparo: Bater o mascarpone com creme de leite até montar, separar, bater as gemas com o açúcar, separar, bater as claras em neve. Depois misturar tudo com delicadeza, de baixo pra cima. Montagem. Creme, bolacha champanhe molhada no café solúvel, licor de café. Fazer duas ou três camadas. Polvilhar cacau por cima. O segredo é bater o mascarpone com o creme de leite em uma velocidade baixa, até ele montar.

 

Osteria Donna Lena

Rua Recife, 220, Cabral – Curitiba (PR)

Telefone: (41) 3022-5392

www.osteriadonnalena.com.br

 

 

Você pode gostar também