Cinemaskope

Dia Mundial do Meio Ambiente: você tem feito a sua parte?

7 de junho de 2019

PLASTWAL

Pequenas atitudes relacionadas ao meio ambiente podem transformá-lo para as futuras gerações, além de representarem grandes resultados no presente, a exemplo do correto descarte de lixo. Separar o lixo orgânico do não orgânico não é o suficiente. É preciso separar plástico, metal, vidro, papel e o lixo propriamente dito. Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) torna-se ainda mais oportuno pensar sobre quais atitudes podem ser modificadas em favor da preservação do nosso planeta. Quase todos têm na geladeira ou guardada na despensa uma caixa de leite longa vida, o seu descarte correto é fundamental, pois ela é 100% reciclável. Eis aí um bom exemplo de onde se pode começar a operar pequenas atitudes que levam a grandes mudanças.

A PlastPrime, empresa curitibana que fabrica produtos sustentáveis, possui uma série de itens que, conjugando beleza e sustentabilidade, funcionam como ornamento a qualquer ambiente e ajudam no aumento dos espaços verdes em Curitiba e em todo o Brasil. O PlastWall é um sistema modular desenvolvido para criar ambientes com paredes verdes ou jardins verticais. É um produto leve que não necessita de grande estrutura de sustentação para instalá-lo, nem de impermeabilização da parede. O módulo é fabricado em dois materiais: em polipropileno e material sustentável (polipropileno com adicional de material reciclado de embalagens longa vida).

De acordo com a fabricante Tetra Pak®, a taxa de reciclagem global de suas embalagens foi de 25%, ou seja, apenas um quarto foi reciclado. É aí que uma pequena atitude repercute num importante processo de reciclagem que se torna possível a partir do descarte correto desses recipientes. As embalagens cartonadas são compostas basicamente por três tipos de materiais: papel (75%), alumínio (4%) e plástico (21%). Juntos, esses três componentes são colocados em multicamadas, formando a embalagem. O país há muito detém a tecnologia de separar adequadamente os materiais contidos nas embalagens.

Há também outros produtos como o Deck Modular Plástico (PlastDeck), Vasos Empilháveis e Cachepôs de Parede, todos produzidos com o plástico sustentável. “Ao mesmo tempo em que fabrica produtos com material reciclado, a empresa fortalece a cadeia da reciclagem, refletindo no bem comum, e o planeta agradece, pois, mesmo que em pequena escala, há a diminuição do impacto ambiental que seria gerado pelo descarte das embalagens”, explica a gerente de marketing Suelen Oliveira.

A cada dia o cinza predomina nas grandes metrópoles pela degradação do meio ambiente. No entanto, é possível mudar essa realidade e criar novos ambientes que serão aliados na luta contra a poluição do ar, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema grave nos grandes municípios espalhados por diversos países do mundo. Os produtos da PlastPrime podem ser utilizados em qualquer ambiente e favorecem a estética ao ornamentar o espaço e preservar o meio ambiente. “Nossos produtos atendem, por exemplo, às necessidades de quem busca construir uma parede ecológica com plantas, folhagens ou hortaliças. Já que é produzido com plástico, não exige a impermeabilização da parede, é fácil de instalar e não precisa de uma forte estrutura de sustentação, pois é um produto leve”, destaca Suelen.

Você pode gostar também