Cinemaskope

Curitiba recebe Simpósio sobre Negociação Coletiva

12 de agosto de 2015

Sinepe/PR vai sediar evento inédito na região Sul que irá abordar a demanda considerada mais importante e de maior responsabilidade dos sindicatos

 

 

Curitiba vai sediar o Simpósio sobre Negociação Coletiva no dia 19 de agosto, evento inédito na região Sul e que vai abordar o tema – considerado a demanda de maior responsabilidade dos sindicatos – sob as óticas política e jurídica. O evento será realizado pela Federação Sul – FEPEsul, entidade formada pelos Sindicatos Sinepe/PR, Sinepe/RS, Sinepe/SC, Sinepe/NPR (Londrina), Sinepe/NOPR (Maringá),Sindiomas/Maringá, Sinfantil/Maringá e o Sinacad/Maringá.

 

O Simpósio acontecerá na sede do Sinepe/PR e vai contar com programação de quatro palestras apresentadas pelos especialistas e professores Osvino Toillier, presidente da FEPESul, Ademar Batista Pereira, diretor da FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares), Dr. Diego Muñoz Donoso, advogado da FENEP, e Dr. Jorge Lutz Müller, advogado do Sinepe/RS.

 

A proposta do Simpósio é abordar as tratativas que demandam uma negociação coletiva, as implicações políticas, sindicais, legais e, especialmente, o preparo dos negociadores. O evento é voltado para gestores, responsáveis por RH e contadores. De acordo com o Osvino Toillier, a Negociação Coletiva é a demanda mais importante e de maior responsabilidade de todo sindicato.

 

"Consideramos esse evento um momento muito importante para mostrar como a negociação sindical não é uma questão de talento individual, mas sim resultado do trabalho coletivo feito a partir das instituições de ensino que fornecem dados para que o sindicato coloque na mesa uma pauta de reivindicações", explica o professor Osvino Toillier, que vai apresentar a palestra "Negociação Coletiva: Desafio sindical para a tranquilidade na relação escola-professor".

 

"A partir da pauta de reivindicações que o Sindicato laboral apresenta e debate, é que a entidade patronal se posiciona para o que se pode atender e olhar para o professor que é a sustentação de todo trabalho que a escola realiza. A negociação não é uma guerra, trata-se de uma demanda de maior relevância no universo de trabalho dos sindicatos", avalia Toillier, que é Mestre em Gestão Educacional com dissertação sobre Negociação Coletiva.

 

Serviço:

Simpósio sobre Negociação Coletiva

Quando: 19 de agosto de 2015, das 8h às 13h.

Onde: Auditório do Sinepe/PR (Rua Guararapes, 2.028 – Vila Izabel – Curitiba/PR)

Investimento: R$ 20,00.

Vagas: 90.

Inscrição: http://www.sinepepr.org.br/Agenda_Eventos/2_sem_2015/inscricoes/inscricao_19_8_2015_FEPEsul.html

Informações: (41) 3078.6933

 

Programação:

8h – Credenciamento.

 

8h30min – Palestra "Negociação Coletiva: Desafio sindical para a tranquilidade na relação escola-professor", Prof. Osvino Toillier.

 

9h30min – Palestra "Implicações políticas no processo negocial", Prof. Ademar Batista Pereira.

 

10h30min – Intervalo com coffee break.

 

10h45min – Palestra "Convenção Coletiva como instrumento de regulação setorial e de redução de passivo trabalhista", Dr. Diego Muñoz Donoso.

 

11h45min – Palestra "Contratos Coligados na Esfera Educacional: um Enfoque Prospectivo", Dr. Jorge Lutz Müller

Você pode gostar também