Curitiba recebe duas exposições da Copa do Mundo 2014

3584

 

danilo borges

 

Com apoio da Fundação Cultural, duas mostras trazem para Curitiba camisas de Tostão, Zagallo e Cafu

 

Cinco camisas que estiveram presentes em momentos marcantes do futebol brasileiro poderão ser vistas a partir de 2 de janeiro, na mostra “Preliminar”, na CAIXA Cultural Curitiba, que antecipa a grande exposição “Brasil, um país um mundo”, cuja inauguração será no dia 7, no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico.

Entre as peças, está o agasalho de treinamento da Seleção de Brasileira usado por Zagallo em 1958, ano do primeiro título mundial do Brasil — o Velho Lobo, como é conhecido, foi autor de um dos gols na goleada de 5 a 2 na final contra os suecos. A exposição também lembra a única vez em que a Seleção vestiu o uniforme reserva na campanha do Penta: a camisa azul de Cafu durante as quartas de final, na histórica virada contra os ingleses na Copa do Mundo 2002. Outra camisa antológica é a número 9 de Tostão, um dos craques do Tri de 1970, usada na final, no estádio Asteca, contra a Itália.

A exposição inclui também o manto de nossa maior craque do futebol feminino, Marta, usada na goleada por 4 a 1 sobre a imponente Alemanha na semifinal da Olimpíada de Pequim, disputada em 2008, quando o Brasil levaria a medalha de prata. A quinta camisa, que participou do amistoso contra o Irã em 2010 (3 a 0 para a Seleção) é do zagueiro David Luiz, um dos homens de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari para a próxima Copa.
Brasil – um país, um mundo - A mostra multimídia que começou em dezembro a percorrer as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 desembarca em Curitiba no dia 7 e exibirá um acervo formado por peças históricas do futebol, como camisas usadas em jogos de Copas e campeonatos oficiais, troféus, medalhas e chuteiras. A exposição itinerante reúne diversos eixos temáticos, como moda, arte e publicidade, mas mantendo o futebol como foco. A mostra fica na capital paranaense até o dia 3 de fevereiro.

São utilizados diversos recursos, como fotos, vídeos e instalações interativas. A cenografia é do artista plástico Ronaldo Fraga. O projeto foi chancelado no Plano de Promoção, chamamento público realizado pelo Grupo Executivo do Governo Federal da Copa (Gecopa).

“A partir da paixão do brasileiro pelo futebol, pretendemos mostrar o esporte de forma mais ampla, porque ele se manifesta em várias frentes: a paixão em si, a diversidade, a fé e a mistura da religião com o futebol, o poder de interromper uma guerra, a tecnologia, a relação com a publicidade e com a moda”, explica o jornalista e curador da exposição, Ricardo Corrêa.

Na parte dedicada à tecnologia, painéis mostram a evolução do preparo físico, das bolas, das chuteiras, dos uniformes, dos estádios e as mudanças nas regras. No espaço dedicado à moda, é possível ver como os uniformes de lã deram lugar a outros recortes e estilos, até chegar aos mais modernos, usados atualmente. Os estádios e as características das 12 cidades-sede da Copa igualmente ganharam um espaço especial na exposição, que também conta com bastante interatividade.
EXPOSIÇÃO “PRELIMINAR”
Data: de 2 a 6 de janeiro
Horário: 9h às 20h (3ª feira a sábado) e 10h às 19h (domingo)
Local: Caixa Cultural
Ingresso: gratuito

BRASIL, UM PAÍS UM MUNDO
Data: 7 de janeiro a 3 fevereiro
Horário: 9h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 15h (sábados, domingos e feriados)
Local: Memorial de Curitiba
Ingresso: gratuito