Cinemaskope

Curitiba ganha novo Cineclube com entrada gratuita

24 de fevereiro de 2016

La Nuit de Varennes

Parceria da Aliança Francesa com a Cinemateca de Curitiba promove sessões mensais abertas ao público

 

Uma novidade vai agitar as tardes de sábado dos amantes do cinema. É o Cineclube Aliança Francesa, uma parceria entre a instituição de ensino e a Cinemateca de Curitiba, que começa neste sábado (27), às 16h, e vai promover sessões de filmes franceses e  francófonos mensalmente, gratuitas e abertas ao público.

 

“Este projeto já existiu há mais de dez anos e decidimos retomá-lo para difundir o conhecimento da cultura francesa e francófona na capital paranaense”, explica Bertrand Lacour, diretor da Aliança.

 

O filme de abertura é “Casanova e a Revolução” (La Nuit de Varennes), um drama histórico que relata um momento crucial da Revolução Francesa. Segundo Viviane Ribeiro, professora da Aliança Francesa e apresentadora do cineclube, esta é a oportunidade de ver atores consagrados dirigidos por um dos maiores cineastas do cinema europeu, Ettore Scola, e ainda praticar o idioma.

 

A exibição será feita na Cinemateca, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, bairro São Francisco. Mais informações no telefone 41 3223 4457.

 

Sobre o Cineclube Aliança Francesa

Um espaço para conhecer a produção cinematográfica francesa e francófona. Com uma sessão mensal, apresenta grandes clássicos, diretores consagrados e produções alternativas. Antes do filme, a professora e apaixonada por cinema, Viviane Ribeiro, faz uma apresentação sobre o diretor, os atores, o tema e a relevância histórica da obra. Depois, abre-se um debate para discutir e trocar ideias sobre o que foi assistido.

 

Serviço

O que: Cineclube Aliança Francesa;

Filme: “Casanova e a Revolução” (La Nuit de Varennes) – legendado.

Quando: sábado, 27 de fevereiro, às 16h.

Quanto: gratuito.

Aberto ao público em geral. Para pessoas interessadas em cinema, no idioma francês e também para quem não fala francês.

Onde: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, bairro São Francisco;

Mais informações no telefone 41 3223 4457.

Você pode gostar também