Cinemaskope

CEO DA TOTVS, LAÉRCIO COSENTINO, PALESTRA SOBRE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM JANTAR DO LIDE PARANÁ

23 de outubro de 2018

O Lide Paraná realizou, no último dia 17 de outubro, um jantar-debate, com o CEO da Totvs, Laércio Cosentino, considerado um dos principais líderes do mercado brasileiro de software, ativo na defesa e fortalecimento da indústria de TI. O tema do encontro, que reuniu empresários paranaenses, foi a Transformação Digital e os Desafios da Indústria 4.0.

Segundo Cosentino, tudo o que a humanidade fez até hoje, relacionado à tecnologia, ela fará diferente nos próximos anos, com uma velocidade muito grande. Por isso, listou cinco macrotendências na transformação digital. “A primeira delas torna a nossa vida mais simples, que é a inteligência artificial; depois, temos a realidade virtual aumentada, que nos faz enxergar além do que nossos olhos podem ver; a terceira tendência é o blockchain, conhecido por protocolo da confiança, que assegura autenticações na documentação de processos; a quarta tendência está ligada à capacidade computacional incrível, cada equipamento tem uma melhor capacidade de microprocessamentos e compartilhamento; por último, e não menos importante, é a internet das coisas, que consegue até mesmo identificar se você está feliz ou triste”.

Ao falar em digital, Cosentino também listou três palavras-chave: compartilhamento de dados; padronização; lei da proteção de dados. “Quando se quer fazer a transformação digital dentro das empresas precisa-se entender, primeiramente, onde tudo começou e, segundo, como eu posso fazer a mesma coisa que eu faço de uma maneira mais simples, mais ágil e com uma previsibilidade de comportamento – que é exatamente o que as startups estão fazendo. Nós temos que saber lidar com volume e compartilhamento de informações”. Além disso, durante o evento, Cosentino aproveitou para apresentar aos líderes empresariais alguns grandes pilares para que a transformação digital possa ser implementada em suas empresas.

 Criação do Lide Mulher

Ainda durante o jantar-debate, o presidente do Lide Paraná, Fabrício de Macedo, anunciou a criação do Lide Mulher, que terá como presidente a advogada, da Nelson Willians Advogados Associados, Sandra Comodaro. “O Lide Mulher é mais um segmento, dentro do Lide Paraná, que chega com o objetivo de potencializar a força da mulher e a sua liderança dentro das empresas e do mercado de trabalho. Queremos, com eventos, palestras, troca de experiências, desenvolver isso ainda mais. Quando falamos em transformações e desafios, não podemos pensar apenas no digital, mas pensar também na força de trabalho que ajuda a desenvolver tudo isso”, afirma Macedo.

             As atividades do Lide Paraná têm o patrocínio de gestão da Sanepar, Copel e Renault. Compuseram a mesa diretiva do evento o presidente do Lide Paraná, Fabrício de Macedo; o CEO da Totvs, Laércio Cosentino; o presidente da Positivo Tecnologia, Hélio Rotenberg; o presidente do Lide Futuro, Gustavo Tacla; e a advogada, da Nelson Willians Advogados Associados, Sandra Comodaro.

Sobre Laércio Cosentino

            Formado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o CEO de 57 anos é fundador da TOTVS – maior empresa de software de gestão, plataforma e consultoria da América Latina, presente em 41 países e líder absoluta no Brasil. Além de comandar a companhia, é Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), presidente do conselho da Mendelics, membro do Conselho da B3, dentre outras atividades.

 Um pouco sobre o LIDE

O Lide – Grupo de Líderes Empresariais é, atualmente, presidido por Luiz Fernando Furlan (chairman do LIDE e presidente do LIDE Internacional) e por Roberto Giannetti da Fonseca (vice-chairman). O grupo conta com mais de 1.700 empresas filiadas. Tem matriz em São Paulo e unidades em diferentes estados brasileiros, além do Paraná. O grupo também está presente internacionalmente, em quatro continentes, nos seguintes países: Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Itália, Marrocos, Moçambique, Portugal, Uruguai e Oriente Médio.

Você pode gostar também