Cinemaskope

Centro Marista de Defesa da Infância participa de Seminário sobre Abuso e Exploração Sexual em Curitiba

18 de maio de 2015

8º vídeo da Campanha Defenda-se será lançado durante o seminário

 

A Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, participa do “X Seminário Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes: Lei Menino Bernardo”, nesta segunda-feira (18/05). O evento acontece das 8h às 14, no Centro de Educação Permanente Parque Barigui, Salão dos Atos, em Curitiba (PR).

 

O Seminário acontece no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e tem como objetivo proporcionar reflexões e sensibilizar agentes de proteção a crianças e adolescentes sobre a Lei Menino Bernardo. Na ocasião, será lançado o oitavo vídeo da Campanha Defenda-se, do Centro Marista de Defesa da Infância, que visa chamar a atenção para os cuidados preventivos que a criança pode ter em relação à violência sexual nos diversos espaços de convivência, como a escola, a própria casa, os espaços de lazer e a internet.

 

Uma parceria está sendo firmada entre o Centro de Defesa e a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) para utilização dos vídeos em atividades socioeducativas desenvolvidas por instituições de proteção à infância vinculadas à FAS. “A parceria foi proposta tendo em vista que a Campanha dialoga diretamente com meninos e meninas e colabora na mediação de educadores e demais profissionais que tenham em suas atribuições o atendimento de crianças e adolescentes”, explica Vinícius Gallon, coordenador da campanha Defenda-se, do Centro Marista de Defesa da Infância.

 

Programação

 

Às 9h será assinado o termo de adesão entre a prefeitura municipal, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (SINEPE PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná e a Federação do Comércio do Estado do Paraná à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em situação de risco para a violência.

 

A palestra sobre a Lei 13.010/2015 – Menino Bernardo será ministrada por Laís Letchacovski, enquanto a discussão conceitual sobre esta Lei contará com a participação de Daniele Cavali Tuoto e Jimena Nunes da Costa Grignani, articuladora nacional da Rede Marista de Solidariedade, das 10h às 11h30.

 

Das 11h30 às 12h acontece a apresentação do programa Curitiba Mais Humana por Jucimeri Isolda Silveira; e das 12h às 14h um workshop com Angela Christianne Lunedo de Mendonça.

 

A série de vídeos da Campanha Defenda-se está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais: www.defenda-se.com

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br



Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o

Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de EducaçãoSolidariedadeSaúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse:www.grupomarista.org.br

 

Você pode gostar também