Cinemaskope

Aprendendo na folia

27 de fevereiro de 2019

Desfile de Carnaval é tema de estudos, oficinas e integração com as famílias.

Com a chegada do Carnaval, estudar a mais tradicional de todas as festas é a tarefa da semana. Mas como ensinar aos pequenos a história da cultura popular brasileira? O Centro Educacional Marista Curitiba, que atende gratuitamente mais de 300 crianças com idades entre 0 a 5 anos, localizado no bairro do Fazendinha, descobriu um jeito simples e muito divertido de ensinar a origem do Carnaval para os menores: proporcionar que eles produzam o seu próprio desfile.

Durante toda a semana as crianças serão imersas em um resgate histórico, com auxílio da música. “Com os sons é possível adquirir diversas experiências, como descobertas de ritmos e movimentos, até a construção de brinquedos e valorização das vivências tão importantes na educação infantil”, explica Marcia Nanaka especialista em educação infantil da Rede Marista de Solidariedade

A vida de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, foi escolhida como tema do samba-enredo que será dividido para que cada turma tenha a sua ala.  “Cada grupo vai estudar uma parte sua vida de São Marcelino, sua primeira casa, passando pela sua missão até chegar nos valores. Cada uma dessas fases será apresentada na escola, no grande desfile”, comenta Samantha Majori Machado, coordenadora pedagógica da unidade.

A presença das famílias também será um dos grandes acontecimentos neste pré-Carnaval. Durante esta semana elas terão a oportunidade de participar de uma oficina de adereços que estará disponível todos os dias na biblioteca. “Esse é um projeto que envolveu todas as áreas, e nesta fase da vida em que a aproximação dos pais e da escola é tão fundamental, nada melhor do que uma festa para fortalecer esse vínculo”, reforça.

O evento acontecerá na próxima sexta-feira, dia 1 de março.

CEM Curitiba

O Centro Educacional Marista Curitiba faz parte da Rede Marista de Solidariedade (RMS) que, através de ações nas áreas da educação e da assistência social, beneficia mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em unidades de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.  O Centro em Curitiba oferta educação infantil para crianças, cujas famílias tenham renda per capita de até um salário mínimo. Mais informações:www.solmarista.org.br.

Você pode gostar também