Cinemaskope

Aberta exposição comemorativa aos 60 anos da Escola de Dança Teatro Guaíra

9 de abril de 2016

IMG_15840006

George Sada, a ex-professora da EDTG, Marlene Tourinho, e o secretário de estado da Cultura, João Luiz Fiani.
 

fotos fernanda castro

IMG_1622004

Monica Rischbieter e Cleverson Cavalheiro (em primeiro plano), com o diretor artístico Cleverson Cavalheiro (alunos ao fundo)

Mostra foi aberta nesta sexta-feira (8) e ficará até o fim do ano no Salão de Exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra, em Curitiba. Também foi descerrada placa comemorativa aos 60 anos no saguão do Guairão 

A Escola de Dança Teatro Guaíra comemorou nesta sexta-feira os 60 anos de criação com a abertura da exposição que reúne programas de espetáculos, troféus recebidos pelos alunos, participações com o Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná,  figurinos e um vídeo institucional da Escola. No saguão do Guairão foi descerrada placa comemorativa aos 60 anos da EDTG. A exposição ficará aberta ao público até o fim do ano, no Salão de Exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Também dentro das atividades de comemorações dos 60 anos será lançado no segundo semestre um livro de memórias da Escola.

Na solenidade de descerramento da placa, o secretário de estado da Cultura, João Luiz Fiani, disse que é emocionante na comemoração dos 60 anos ele ser o representante da pasta.  “Aos 15 anos pisei pela primeira vez no Teatro Guaíra e a Escola de Dança teve um papel importante na minha formação pessoal e profissional. Hoje, 37 anos depois, reencontro antigos colegas e professores, o que me emociona muito. É um orgulho também para o Paraná que uma escola de dança pública complete 60 anos de atividades e com o reconhecimento que tem”, afirmou.

A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, que também foi aluna da EDTG, parabenizou o corpo docente. “A Escola funciona há 60 anos porque tem professores dedicados e prontos para superar qualquer adversidade. O trabalho deste grupo é sério e digno de todo o respeito”, disse.

Histórico – o Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra foi criado em 1956 para preparar alunos para o Corpo de Baile do Teatro. O curso passou por várias adaptações e chegou a ter 12 níveis, o que incluiu aulas de História da Dança e História da Música.

Antes da inauguração do Guairão (que ocorreu em 1974 e teve participações das alunas mais adiantadas da Escola no espetáculo de inauguração) as apresentações de fim de ano aconteciam no Guairinha.

O projeto pré-profissional foi criado em 1983 e as turmas para crianças a partir de sete anos foram abertas em 1984. Em 1990 foram regulamentados os três últimos anos do Curso Profissionalizante de 2º grau na Habilitação de Bailarino para Corpo de Baile. E assim nasceu a Escola de Danças Clássicas que, além das Técnicas da Dança Clássica e Moderna, oferece aulas de Evolução da Dança, Terminologia, Música, Anatomia, Folclore, Repertório e Técnica Teatral, fazendo valer Estágio Supervisionado, a prática junto ao Projeto Pré-Profissional.
Em 1991, o Projeto Pré-Profissional participa do "9º Festival de Dança de Joinville" e recebe a nota mais alta, conquistando o Troféu Transitório, com a coreografia “Dançata”, de Carla Reinecke.

Nos anos seguintes, novos cursos, classes e projetos foram incorporados à EDTG como o pré-balé (para crianças a partir dos cinco anos de idade), o Dança Masculina, Improvisando Eu Crio e Dança Escola.

Foram criados também o Curso Livre, o Curso de Formação do Artista Bailarino e o Curso Técnico em Dança. Em 2013, comemorando 30 anos do Projeto Pré-Profissional, este grupo é unido ao Grupo Juvenil que forma a Companhia Jovem Teatro Guaíra.

Em 2015, a Escola retornou para o prédio sede do Centro Cultural Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade, no centro, em Curitiba.

No fim do ano passado, nos testes seletivos para novos alunos, a EDTG recebeu 525 inscrições para compor as turmas (masculino e feminino) para o primeiro semestre de 2016.

Atualmente a Escola tem 230 alunos no Curso Técnico em Dança, Curso de Formação, Cursos Livres (infantil e juvenil). 

Mais informações sobre a Escola de Dança Teatro Guaíra estão em http://www.teatroguaira.pr.gov.br/

 

Serviço

60 anos Escola de Dança Teatro Guaíra

Até o fim de 2016

Saguão de Exposições Guairão e Sala de Exposições CCTG

Visitas das 13h às 17 horas

Praça Santos Andrade s/n

Curitiba/ PR

 

 

Você pode gostar também